Juizado de Violência Doméstica será instalado em Criciúma

Criciúma (SC)

Com o objetivo de proporcionar uma prestação jurisdicional célere e efetiva à população local, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) instala nesta segunda-feira (29/5), às 17h, o Juizado Especial Criminal e de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Jecrim) da comarca de Criciúma. Compete à unidade processar e julgar as causas do juizado de violência doméstica e familiar contra a mulher e as infrações penais de menor potencial ofensivo. 

Além da instalação da nova vara, outra novidade é a redefinição das competências da 1ª e da 2ª Vara Criminal da comarca, já que agora ambas terão competência concorrente para processar e julgar os feitos do Tribunal do Júri. A criação da nova unidade e redefinição de competências são decorrentes da constante análise e apuração de dados em levantamento jurimétrico e técnico da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ), que apontou que as unidades criminais da comarca de Criciúma, além de possuírem acervos expressivos, vêm enfrentando sérias dificuldades com a entrada mensal de processos.

Continua após o anúncio
BANNER PORTAL MAIS SUL (1)
Mais Sul - 795 x 205 px
Banner 795x205 - Portal Mais Sul - Coopercocal
COOPERALIANÇA-CAMPANHA-CHATBOT-BANNER-SITE- (3) - 795x205
Fim do anúncio

A comarca de Criciúma, que atende à cidade-sede e aos municípios de Siderópolis, Nova Veneza e Treviso possui atualmente quase 70 mil processos no acervo de suas 13 unidades, sendo mais de 12 mil processos somente nas atuais duas varas criminais.


Quer receber as notícias na palma da sua mão? Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.


 

Leia também