Florianópolis (SC)
O cuidado com a saúde mental é um dos pontos de destaque na atuação estratégica dos hospitais filantrópicos de Santa Catarina. Instituições associadas à Associação de Hospitais do Estado de Santa Catarina (AHESC) e a Federação de Hospitais e Entidades Filantrópicas de Santa Catarina (FHESC), vêm fortalecendo práticas integradas que priorizam o bem-estar emocional de pacientes, familiares e equipes de saúde, promovendo ações contínuas de humanização e suporte psicossocial.
Para Alciomar Marin, Diretor Executivo da AHESC-FHESC, essa atenção ampliada à saúde mental reflete o compromisso dos hospitais com um modelo assistencial mais completo e sensível às necessidades humanas. “Não se trata apenas de curar doenças, mas de acolher pessoas em sua integralidade. O que vemos nas instituições associadas é um movimento constante de escuta ativa, empatia e ações concretas que transformam o ambiente hospitalar em um espaço de cuidado mais afetuoso e humanizado”, afirma.
Continua após o anúncio
Fim do anúncio
Dentre as práticas realizadas está, no Hospital Santa Luzia, em Ponte Serrada, que implantou um Centro de Estudos focado em saúde mental, além de práticas como aromaterapia, rodas de conversa e terapias integrativas. “Essas ações mostram que saúde mental é uma responsabilidade compartilhada, que envolve toda a rede de apoio”, comenta Maurício Souto-Maior, presidente da FHESC.
Outro destaque é o Hospital Izolde Dalmora, em Lindóia do Sul, que atua com uma abordagem estruturada em prevenção, percepção e tratamento. A unidade desenvolve o projeto ‘Emoções’, voltado ao bem-estar dos colaboradores, além de utilizar ferramentas como o “Prontuário Afetivo”, que permite adaptar o cuidado às preferências e histórias de vida de cada paciente.
Para Irmã Neusa Luiz, presidente da FHESC, os exemplos dessas iniciativas revelam o compromisso ético que norteia a atuação das entidades filantrópicas. “A missão dos nossos hospitais vai além do tratamento clínico. É uma entrega diária de amor, atenção e respeito à dignidade de cada pessoa. E a saúde mental está no centro disso, porque cuidar do outro é, antes de tudo, enxergá-lo em sua totalidade”, destaca.
Entre no nosso canal no WhatsApp e receba todas as notícias na palma da sua mão -> Acesse aqui, é gratis!