Criciúma (SC)
O Programa ambiental Trato por Criciúma, executado pela CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento), alcançou um marco para a saúde pública e conservação do ambiente. Aproximadamente 60% dos imóveis que receberam vistorias técnicas e orientações estão com o sistema hidrossanitário regularizado e devidamente conectado à rede de coleta de esgoto.
Desde o início das ações, em 2022, 6,4 mil imóveis passaram por vistoria técnica gratuita. Desse total, 4,5 mil residências estão regulares e entre esses imóveis 2,6 mil fizeram a correta conexão após receberem as orientações da equipe técnica do Trato.
Continua após o anúncio
Fim do anúncio
“Os moradores de Criciúma perceberam a importância da correta ligação de esgoto e estão fazendo a sua parte para melhorar o saneamento básico. Esse índice mostra que a população está mais consciente sobre os impactos que uma ligação irregular pode causar no meio ambiente e na saúde pública”, afirma a engenheira, Tatiana Gomes Wessler, da Tec Civil Construções, empresa que executa o Trato em Criciúma.
O programa tem como foco a vistoria, o diálogo com a comunidade e a orientação técnica gratuita para garantir que residências, prédios e comércios estejam conectados corretamente à rede coletora de esgoto. As ações envolvem também a identificação e correção de falhas nas instalações internas, como caixas de gordura irregulares, ligações indevidas de água da chuva e de fossas à rede coletora de esgoto da CASAN.
“Nesses três anos de atuação conseguimos dar continuidade a um trabalho essencial para o bom funcionamento do sistema de esgoto, contribuindo com a conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável de Criciúma”, destaca Tatiana.
Avanço no saneamento e próximos passos
Mesmo com o avanço, 1.909 imóveis ainda apresentam algum tipo de inadequação e precisam providenciar ajustes para garantir o funcionamento correto do Sistema de Esgotamento Sanitário operado pela Companhia. As equipes seguem realizando visitas e orientando os moradores sobre como regularizar a situação.
Os agendamentos para primeira vistoria ou reavaliação após a regularização podem ser feitos pelo telefone (48) 3413-6410 (WhatsApp). Após a vistoria e adequação, o morador recebe um documento que comprova a regularização hidrossanitária e a ligação correta ao Sistema de Esgotamento Sanitário operado pela CASAN.
Segundo Tatiana, o objetivo é ampliar o alcance do programa. “Os moradores estão compreendendo o papel que cada um tem nesse processo. Ainda assim, precisamos de uma adesão maior para as primeiras vistorias, para que possamos avaliar e corrigir todas as instalações. Cada ligação correta representa um passo a mais por uma cidade mais saudável e sustentável”, complementa.
Dados do Trato por Criciúma
Bairros que estão recebendo visitas: Pinheirinho, Santa Augusta, Vila Rica, Centro, Próspera, São Luiz, Nossa Senhora da Salete, Jardim Maristela, Pio Corrêa, Santa Bárbara, Universitário, Michel, Imigrantes e Santo Antônio.
• Imóveis vistoriados: 6.433
• Imóveis regulares: 4.524
• Imóveis regularizados após vistoria: 2.666
• Imóveis ainda irregulares: 1.909
• Esgoto que deixou de ser lançado no ambiente sem tratamento: 282 milhões de litros (equivalente a aproximadamente 18.800 caminhões limpa-fossa com 15.000 litros cada)
Entre no nosso canal no WhatsApp e receba todas as notícias na palma da sua mão -> Acesse aqui, é gratis!