Startup Weekend Impacto Social reúne projetos voltados a desafios reais em Criciúma

Criciúma (SC)

O fim de semana foi de criatividade, colaboração e propósito no Centro de Inovação de Criciúma (Crio). A edição 2025 do Startup Weekend Impacto Social Criciúma reuniu participantes dispostos a transformar desafios reais em soluções práticas, resultando na apresentação de oito projetos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e aos pilares ESG, após uma imersão de 54 horas.

Entre os destaques desta edição estiveram os projetos vencedores. O primeiro lugar ficou com Dropgren, com a proposta de produção de velas personalizadas feitas a partir de óleo de cozinha reutilizado. A equipe Glass Black conquistou o segundo lugar com uma solução voltada ao descarte adequado de vidro. Já o terceiro lugar ficou com o projeto Elup, que apresentou uma alternativa para reciclagem de resíduos eletrônicos. A menção honrosa foi concedida ao aplicativo de análise de preço, criado para auxiliar consumidores na economia doméstica.

Continua após o anúncio
BANNER PORTAL MAIS SUL (1)
Fim do anúncio

De acordo com a líder organizadora, Lidiane Serafim Francisco, o evento superou as metas definidas ainda no início da organização, em fevereiro. “Além de alcançar o número projetado de participantes, recebemos muitos retornos positivos de quem vivenciou o processo completo de construção de uma ideia, desde a identificação do problema até a apresentação do pitch final. Para muitos, foi a primeira experiência de contato direto com metodologias de empreendedorismo inovador e validação rápida”, apontou.

Ainda conforme Lidiane, o evento cumpriu seu papel de estimular habilidades que muitas vezes passam despercebidas no dia a dia. “Aqui as pessoas descobrem que possuem capacidade de criar, propor e colaborar, mesmo sem experiência prévia. Cada conversa, cada teste e cada troca contribuem para que os participantes se sintam parte de algo maior”.

Durante os três dias, mais de 90 pessoas circularam pelos espaços do Crio, incluindo mentores, facilitadores, jurados e voluntários. O sábado foi marcado por entrevistas, análises de validação e mentorias estratégicas, que ajudaram a moldar as propostas. O domingo trouxe o momento mais aguardado, com os pitches apresentados para a banca avaliadora.

“Os projetos vencedores terão acompanhamento e poderão avançar para a fase de incubação, mas agora é a dedicação das equipes que determinará os próximos passos”, diz Lidiane, ao afirmar que “nós torcemos muito pelo avanço das iniciativas e acreditamos no impacto que elas podem gerar na comunidade”.

 


Entre no nosso canal no WhatsApp e receba todas as notícias na palma da sua mão -> Acesse aqui, é gratis!

 


 

Leia também