Nanotecnologia e odontologia encerram 17ª Semana de Engenharia de Materiais

Criciúma (SC)

Entender as propriedades da Nanotecnologia e onde ela pode ser aplicada no mercado foi o tema da palestra “Nanotecnologia: princípios, aplicações e perspectiva”, ministrada pelo engenheiro de materiais do LACER (Laboratório de Materiais Cerâmicos) da UFGRS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Dr. Thiago Wermuth. O evento ocorreu na última sexta-feira (25).

Durante a palestra, Wermuth percorreu as origens histórias da nanotecnologia. “É muito importante saber como a nanotecnologia surgiu, quais as motivações por trás das pesquisas iniciais e o nível de progresso que percorremos até aqui”, explicou o palestrante.

Continua após o anúncio
BANNER PORTAL MAIS SUL (1)
Fim do anúncio

Ele também abordou diferentes aplicações para a nanotecnologia nas áreas ambiental, médica e de geração de energia. “As propriedades da nanotecnologia são extremamente úteis para materiais magnéticos, que podem ser utilizados para descontaminação de ambientes hídricos, ou ainda melhorar o desempenho do ramo de energia solar, enfim, a nanotecnologia possui uma vasta gama de aplicações, basta que o engenheiro de materiais esteja pronto para inovar e aplica-la em projetos”, afirmou Wermuth.

O evento fez parte da programação da 10ª SCT (Semana de Ciência e Tecnologia) da Unesc, bem como da 17ª Semana Acadêmica do curso de Engenharia de Materiais. Para Wermuth, a troca de experiência entre as universidades é importante para a construção de um diálogo firme entre as duas instituições. “É uma honra estar aqui na Unesc compartilhando conhecimento e aprendendo coisas novas também”, comentou.

Odontologia também é tema de palestra

Na última sexta-feira (25), a 17ª Semana Acadêmica do curso de Engenharia de Materiais contou com a presença do engenheiro de materiais e proprietário da Bravo, Rodrigo Brandão. A empresa atua na fabricação de produtos odontológicos.

Na palestra, os acadêmicos puderam conhecer a trajetória profissional de Brandão. “Ele demonstrou a importância do curso de Engenharia de Materiais, bem como a atuação do engenheiro de materiais no ramo da odontologia”, comentou a coordenadora do curso de Engenharia de Materiais, professora Dra. Angela Beatriz Coelho Arnt.

 


Entre no nosso canal no WhatsApp e receba todas as notícias na palma da sua mão -> Acesse aqui, é gratis!

 


 

Leia também