Projeto de alunos do Colégio Marista beneficia pacientes da oncologia pediátrica

Criciúma (SC)

Brincar é e sempre foi coisa de criança. E para esta ação, o lúdico precisa estar presente em todos os momentos da diversão. Quando se tem objetos, livros e outros itens para fazer desta brincadeira o mais próximo da realizada possível, fica melhor ainda neste contexto infantil. Pensando nisso, nada melhor do que compartilhar ideias de criança para criança. E foi isso que os alunos do quarto ano do Colégio Marista de Criciúma fizeram, com o Projeto de Intervenção Social, com o objetivo de beneficiar pacientes que realizam tratamento oncológico no Hospital São José.

O projeto

Continua após o anúncio
BANNER PORTAL MAIS SUL (1)
Fim do anúncio

Durante o ano, os alunos da turma, além de todas as atividades propostas na grade curricular, estudaram alguns aspectos relacionados à intervenção social. Neste contexto, alguns projetos foram sugestões para melhorias e auxilio de entidades. Pensando nas crianças da oncologia pediátrica da região, a aluna Maria Rocha Ribeiro sugeriu a turma que criassem um carrinho móvel, onde pudesse estar à disposição dos pacientes, vários tipos de brinquedos, livros e materiais para desenho.

Ideia aceita, agora era partir para idealização do projeto, que deveria ser entregue antes do Natal. A partir de então, toda a turma e pais dos alunos também se envolveram com a causa. Uma das mães dos alunos, arquiteta, foi a responsável pelo projeto do carrinho, que foi pensado também para auxiliar no tratamento destes pacientes.

“O projeto foi desenvolvido juntos com os alunos. Pensamos tudo juntos, tanto no quesito de dimensão quanto materiais utilizados. Tudo o que tem no projeto foi ideia dos próprios alunos. Juntei todos os sonhos e só tive o trabalho de passar para o papel. A proposta ficou idêntica à nossa, só fui um instrumento dos alunos para o projeto chegar até o marceneiro. Foi gratificante demais e bem divertido. Ver o que nossos filhos estão fazendo para outras crianças é o ponto alto de tudo isso e nos deixa muito feliz”, aponta Louise Giassi, arquiteta responsável pelo projeto.

Para entrega do projeto e chave do carrinho, a turma realizou um evento específico na escola, com a presença de alguns integrantes da equipe multidisciplinar do setor de oncologia pediátrica, bem como assistente social do hospital, Irmã Valcirene Barbosa. “Essa chave tem um significado muito importante, tanto para turma, quanto para os profissionais que trabalham no hospital porque a gente observa que a educação de fato transforma as pessoas, ela nos humaniza e nos sensibiliza a cada momento. Ver estes alunos tão envolvidos com este projeto grandioso foi lindo demais”, comentou a religiosa.

Colaboradoras do setor também participaram do momento e agradeceram o carinho dos alunos e todos os envolvidos. E pontuaram o carinho e dedicação pela lembrança de construir um projeto pensando nos pacientes oncológicos. A equipe enfatizou ainda a grandiosidade do projeto de humanização de amor, e agradeceu a cada pai e cada criança que realizaram tantos processos até chegar a construção do carrinho.

Após finalizarem o projeto e entregarem de forma simbólica a chave do carrinho para um representante do hospital, a turma foi à unidade hospitalar e apresentou o projeto intitulado – “De criança para criança: um tratamento sobre rodas” para diretora Geral da Entidade, irmã Isolene Lofi,0 que, encantada, agradeceu o carinho e por terem lembrado dos pacientes. “Fiquei extremamente feliz e comovida com a ideia destes alunos. Já lecionei e sei o quanto é importante ver a ideia de nossos alunos beneficiando o próximo, isso nos alegra e anima”, comentou.

O carrinho móvel para atividades diárias será também um apoio para o tratamento dos pacientes, auxiliando assim os profissionais de fisioterapia e terapia ocupacional que atuam no atendimento no setor.

 


Entre no nosso canal no WhatsApp e receba todas as notícias na palma da sua mão -> Acesse aqui, é gratis!

 


 

Leia também