Aceleradora de MEIs bate recorde de inscrições em 2020

Criciúma (SC)

O Salto Aceleradora de MEIs, programa desenvolvido pelo Impact Hub Floripa em parceria com o Sebrae/SC e a Prefeitura de Criciúma, chega ao fim de sua primeira edição na cidade com 29 microempreendedores certificados. Mesmo em um ano de crise e muitos desafios, eles tiveram resultados positivos em seus negócios.

Com o objetivo de ajudar os Microempreendedores Individuais (MEIs) a crescerem, o Salto propõe uma metodologia inovadora e totalmente adaptada para o pequeno negócio. São 10 semanas de formação gratuita, nas quais os participantes vivenciam uma jornada que combina oficinas, conteúdos, mentorias e muita interação no desenvolvimento de uma rede de networking sólida, um dos pontos mais elogiados do programa.

Continua após o anúncio
BANNER PORTAL MAIS SUL (1)
Mais Sul - 795 x 205 px
Banner 795x205 - Portal Mais Sul - Coopercocal
COOPERALIANÇA-CAMPANHA-CHATBOT-BANNER-SITE- (3) - 795x205
Fim do anúncio

Em 2020, o desafio foi transformar essa jornada para a modalidade online. Até então, todas as turmas tinham sido presenciais, mas a necessária adaptação foi muito positiva. “No começo do ano, não sabíamos como iria ser, precisamos nos reinventar e nos desafiamos a fazer isso melhorando ainda mais a experiência. Chegamos ao final batendo recordes de resultado, o que, para nós, é uma grande vitória”, conta a gestora da área de programas do Impact Hub Floripa, Maíra Rodrigues.

Na cidade de Criciúma, o Salto apresenta dados que reforçam o sucesso do programa: foram 115 MEIs inscritos e 29 deles finalizaram a jornada com resultados expressivos. Mesmo em um ano de crise, 72% dos microempreendedores participantes tiveram aumento nos seus faturamentos e geraram 117 novos clientes durante o período do curso, além de 29 novas vagas de emprego.

“O Salto mudou a minha vida e o rumo da minha empresa. Foi uma imersão tão grande, um aprendizado que talvez eu levasse anos para adquirir. Estruturar o meu negócio, entender todo o processo me gerou uma autoconfiança que, há muito tempo, estava esquecida. Sem falar em todas as pessoas que conheci, as conexões que foram geradas e a visibilidade que o meu negócio ganhou. Foi incrível cada momento e serei eternamente grata por poder fazer parte deste projeto”, declara uma das participantes do programa em Criciúma, Tainá Ferro Rodrigues.

Expectativas para 2021

Para 2021, a expectativa é trazer o que de melhor foi feito em cada modalidade, com a possibilidade de realização do Salto em qualquer localidade nos formatos online, presencial ou híbrido. Essa nova configuração permitiu que o programa, que até então tinha abrangência em 11 cidades catarinenses, alcançasse, neste ano, todo o estado de Santa Catarina e chegasse até o Amazonas. No total, foram mais de três mil microempreendedores impactados.

“Uma experiência maravilhosa, fechamos com chave de ouro a edição de 2020. Hoje, o MEI ainda é a categoria de empresários que menos recebe apoio. Com esse programa, conseguimos criar um ambiente favorável para que eles pudessem se desenvolver e crescer nas suas atividades”, afirma o gerente de desenvolvimento regional do Sebrae/SC, Paulo Rocha.

E quem já quer garantir sua vaga nas próximas edições pode preencher o formulário de interesse disponível no site www.saltoaceleradora.com.br. O programa continua no próximo ano com o objetivo de chegar a ainda mais MEIs, oferecendo essa formação que é um divisor de águas na carreira empreendedora dos participantes, como afirma Luciana Ávila, MEI certificada pelo Salto em Criciúma: “Foi um divisor de águas, me empoderou ainda mais para seguir com meu propósito. O Salto conecta a todos que, mesmo tendo negócios distintos, se completam, seja compartilhando experiências ou até mesmo virando clientes uns dos outros”.

Sobre o programa

A Metodologia do Salto combina elementos de ponta do mundo das incubadoras e aceleradoras de negócios, com foco no uso das novas mídias e no desenvolvimento profissional e pessoal. Toda técnica é adaptada ao microempreendedor individual, buscando acelerar o seu crescimento de forma sustentável.

São três etapas de aceleração – ou “saltos”, na concepção que dá nome ao programa –, com os seguintes temas: 1) Foco no autodesenvolvimento do MEI como empreendedor; 2) Foco no negócio (validação do mercado, modelagem de negócio); e 3) Foco no crescimento (desenvolvimento de planejamento estratégico e metas). Todas as etapas serão realizadas de forma online, prezando pela segurança dos participantes.

Sobre o Impact Hub Floripa

O Impact Hub é uma rede global de apoio a empreendedores que querem impactar o mundo positivamente. Esse apoio se dá através de: espaços de trabalho compartilhados, onde esses empreendedores de encontram, trabalham, geram novos negócios e se conectam; de eventos inspiradores que geram conteúdos relevantes e promovem o networking; e de programas inovadores que buscam educar e acelerar negócios e pessoas, potencializando o desenvolvimento socioeconômico.

São mais de 17 mil membros no mundo e aproximadamente mil localmente. Na Grande Florianópolis, existem três unidades: no Norte da Ilha e Centro, na capital catarinense; e no Pedra Branca, em Palhoça.


Quer receber as notícias na palma da sua mão? Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.


 

Leia também