Criciúma (SC)
Criciúma é a cidade escolhida da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) para participar do projeto piloto de fornecimento de medicamentos das Hepatites Viras, B e C, idealizado pelo Ministério da Saúde. A iniciativa começa no mês de fevereiro. O objetivo é que o paciente já receba o medicamento na hora do preenchimento do cadastro na farmácia da Vigilância Epidemiológica do município.
Conforme a Farmacêutica Responsável, Rubia Bresciani, será feito o cadastrado do paciente no novo Sistema de Controle Logístico de Medicamentos (SICLOM). “Após o cadastro realizado e se o mesmo tiver de acordo com o protocolo, o paciente já é contemplado com o medicamento. Os medicamentos estarão disponíveis de forma imediata para iniciar o tratamento. Anteriormente, o paciente demorava de 30 a 40 dias para receber”, explicou a farmacêutica.
Continua após o anúncio
Fim do anúncio
Atualmente, no município tem 79 pessoas no tratamento de hepatite B. De hepatite C, o tratamento varia entre 8 e 24 semanas. Segundo a farmacêutica o município, mensalmente, tem de 4 a 5 casos iniciando o tratamento. Os medicamentos usados para hepatites B e C são: Tenofovir 300mg, Entecavir 0,5mg e Sofosbuvir + Velpatasvir 400/100mg, Sofosbuvir + Ledispavir 400/90mg, respectivamente.
“Esses medicamentos já são disponibilizados para o tratamento da hepatite B e C. Porém é por meio do Ministério da Saúde, via o Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, na qual vem para o Estado e é repassado para o município, conforme o número de processos que a gente abre. Nós teremos um estoque mínimo disponibilizado pelo Mistério da Saúde, baseado nos últimos três meses de tratamento”, completa.
Entre no nosso canal no WhatsApp e receba todas as notícias na palma da sua mão -> Acesse aqui, é gratis!







