Em parceria com a Coopercocal, Prefeitura oferece qualificação a clubes de mulheres

Cocal do Sul (SC)

Muitas mulheres têm sido incentivadas a desenvolverem e aprimorarem seus talentos, além de gerar suas próprias rendas por meio do artesanato. Esse trabalho tem sido realizado há quatro anos pela Associação dos Artesãos de Cocal do Cocal (Cocal Arte), que faz parte da Cooperativa Elétrica de Cocal do Sul (Coopercocal). Pensando nisso, a Prefeitura se uniu à cooperativa, através de uma parceria, para capacitar as monitoras dos clubes de mulheres do município, para que possam passar conhecimento a todas que almejam desenvolver o trabalho artesanal.

Conforme a presidente da Associação dos Artesãos de Cocal do Cocal, Rita de Cássia Mendes Melo, o treinamento terá a duração de um mês, com três encontros semanais. Após a conclusão, as monitoras de cada clube de mulheres do município irão qualificar aquelas que desejam aprender as técnicas do trabalho artesanal. “Essa é a primeira vez que fazemos essa parceria com a Prefeitura, pois nós vimos essa necessidade de passar isso a outras mulheres para que elas levem aos grupos de mães; o nosso objetivo é passar aprendizado”, declara Rita.

Continua após o anúncio
BANNER PORTAL MAIS SUL (1)
Mais Sul - 795 x 205 px
Banner 795x205 - Portal Mais Sul - Coopercocal
COOPERALIANÇA-CAMPANHA-CHATBOT-BANNER-SITE- (3) - 795x205
Fim do anúncio

O prefeito de Cocal do Sul, Fernando de Fáveri, acredita que essa parceria é de extrema importância para o município, já que visa a qualificação de centenas de mulheres e garante a elas técnicas e meios de terem sua própria renda. “Queremos futuramente investir em exposições para que elas possam comercializar os trabalhos de artesanato e dar visibilidade aos grupos de mulheres”, ressalta.

Atualmente, Cocal do Sul possui 26 grupos de mulheres e agora cada grupo receberá essa qualificação. Na Coopercocal, o curso com o grupo de mulheres artesãs existe há quatro anos e tem o objetivo de expandir ainda mais. “Temos a intenção de buscar parcerias também com outras prefeituras que abrangem a Coopercocal, que são nove municípios ao todo”, comenta Rita.

O trabalho desenvolvido com as mulheres artesãs vai muito além capacitação e desenvolvimento de artesanato, tem também a finalidade de realizar um trabalho social. Isso porque existem duas oficinas especiais: Grupo Mulheres Artesãs, que oferta curso de artesanato gratuito com técnicas manuais de produção e Bercinho de Anjo, onde são produzidos kits berço/kits para bebês, para aprendizado, diversificação da renda e também doação às famílias menos favorecidas.


Quer ficar bem informado? Clique aqui e participe do nosso grupo do WhatsApp.


 

Leia também