Nos 100 dias de governo, continuidade e novas ações em Morro da Fumaça

Criciúma (SC)

Continuidade do trabalho desempenhado nos últimos quatro anos que vem mudando Morro da Fumaça para melhor e foco em muitas novas ações. Este é um resumo dos 100 primeiros dias do segundo mandato do prefeito Noi Coral e do vice Eduardo Sartor Guollo.

Entre os trabalhos desempenhados, está a continuidade do maior programa de pavimentações da história de Morro da Fumaça com ainda mais moradores beneficiados, ampliação do enfrentamento à pandemia e ações na saúde, dedicação às melhorias do abastecimento de água, entre outros. “Quando completam 100 dias de governo, a maioria dos prefeitos faz um ato para apresentar as ações, porém devido à pandemia nós optamos por não fazer. Mas seguimos trabalhando de forma intensa, como tem sido desde 2017, quando assumimos a prefeitura pela primeira vez”, destaca o prefeito.

Continua após o anúncio
BANNER PORTAL MAIS SUL (1)
Mais Sul - 795 x 205 px
Banner 795x205 - Portal Mais Sul - Coopercocal
COOPERALIANÇA-CAMPANHA-CHATBOT-BANNER-SITE- (3) - 795x205
Fim do anúncio

Enfrentamento à pandemia e mais ações na saúde

Desde março de 2020, a dedicação no enfrentamento ao coronavírus não para e foi ampliada em 2021. Entre as ações está a manutenção do Centro de Triagem com equipes de profissionais completas, e que em março deste ano realizou 1.039 atendimentos. A disponibilização de testes e, recentemente, a vacinação, também estão entre as ações.

Mesmo com esta dedicação no combate à Covid-19, a saúde recebe atenção também em outras frentes como a construção o Centro de Especialidades Médicas e da sede do Caps, ambas em andamento. 

Em breve será implantado no município o Programa Cardiovascular em parceria com o cardiologista Christian Dal Pont. A iniciativa só não teve início ainda devido à pandemia. O projeto inovador e inédito transformará Morro da Fumaça em referência na prevenção das doenças do coração ao oferecer consultas e exames de forma gratuita. 

Áreas industriais e impulso à economia

Morro da Fumaça foi o terceiro município que mais gerou empregos em fevereiro de 2021. Foram 152 novas oportunidades de trabalho. Agora imagine após a abertura das áreas industriais planejadas pelo Governo de Noi e Eduardo. A primeira delas já está em fase de estruturação e deve ganhar as primeiras empresas em breve. O segundo espaço já teve a aquisição aprovada pela Câmara de Vereadores. “Não iremos nos acomodar, mas sim seguir trabalhando para termos resultados ainda melhores. Uma das ações são as instalações das áreas industriais, mas outras iniciativas também estão previstas, que resultarão na ampliação da economia e no desenvolvimento, salienta o vice-prefeito.

Entre as outras ações citadas por Eduardo, está a implantação de cursos de capacitação. Para isso, Noi e Eduardo se reuniram com representantes do Senai na semana passada para tratar da iniciativa que visa capacitar a mão de obra em Morro da Fumaça.

Saneamento e abastecimento de água

Municipalizar o abastecimento possibilitou ampliar levar água a mais pessoas, além de melhorar a qualidade. O Samae de Morro da Fumaça segue investindo em diversas frentes e agora já abriu a licitação para contratação da empresa que irá elaborar o projeto do saneamento básico. “Esta é outra de nossas metas que logo sairá do papel e que também proporciona uma melhor qualidade de vida à população”, comenta Eduardo.

Pavimentações continuam

Entre as obras de pavimentação iniciadas nos primeiros meses de 2021, está a Rodovia Líbero Fortunato, em Linha Cabral. Além disso, o Governo Municipal já assinou ordem de serviço para a continuidade da pavimentação da Rodovia Tranquilo Sartor, na comunidade de Linha Torrens.

Na semana passada, o prefeito Noi Coral também assinou a ordem de serviço para a pavimentação de outra importante via: a Avenida Nicolau João de Souza, no bairro Esperança.

Os moradores das ruas Idalina Maccari e Elias Maccari, do bairro Capelinho, também foram beneficiados com a melhoria da infraestrutura, assim como as ruas Lino Quintino Polla e Matilde Recco, no Loteamento Bertan. “As obras e ações não irão parar. Fizemos muito nos primeiros quatro anos e temos muito ainda a ser feito em prol dos fumacenses”, ressalta Noi Coral.

Volta às aulas presenciais: o desafio da educação

Depois de um ano em que as aulas precisaram ser remotas devido à pandemia, os alunos voltaram às salas de aula em 2021. Para isso, a Secretaria do Sistema de Educação e as escolas elaboraram o Plano de Contingência para Retorno Seguro das Aulas (Plancon), que vem sendo seguido para evitar a proliferação do vírus. 

Outra novidade na educação para 2021, é a construção da nova Escola de Educação Básica Municipal Vicente Guollo, do bairro Naspolini.

Com informações e foto de Marciano Bortolin/Prefeitura de Morro da Fumaça.

Leia também