Saúde de Criciúma faz alerta e tira dúvidas sobre uso racional de medicamentos

Criciúma (SC)

Nesta quarta-feira (5) será comemorado o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos e a Secretaria de Saúde de Criciúma lançou uma campanha de conscientização nas redes sociais, com informações trazidas por farmacêuticos sobre os cuidados necessários, e também colocou à disposição o link bit.ly/perguntefarmaceutico, para tirar dúvidas da população. 

“O uso indiscriminado e a automedicação podem causar problemas sérios para a saúde. A orientação de profissionais tanto na prescrição quanto na administração dos medicamentos é fundamental e os farmacêuticos podem auxiliar nesta orientação”, destacou a coordenadora da Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde, Quéli Cristina Seifert, que juntamente com as farmacêuticas Maria Helena Peruch e Larissa Oliveira de Batista, tiveram a iniciativa da ação. 

“Acreditamos que existem muitas dúvidas sobre medicamentos, quais estão disponíveis no SUS e como utilizá-los com segurança. Nós estaremos à disposição para dirimir estes questionamentos”, concluiu a coordenadora. Para ter acesso às informações da Semana Municipal do Uso Racional de Medicamentos, é só acessar Instagram.com/saudecriciuma e facebook.com/saudecriciuma ou pode ainda procurar uma farmácia municipal (https://www.criciuma.sc.gov.br/site/files/LOCAIS_DE_ACESSO_AO_MEDICAMENTO.pdf).

Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos

A data foi criada para alertar a população sobre os riscos à saúde causados pela automedicação. A ingestão de substâncias de forma inadequada pode causar reações como dependência, intoxicação e até a morte. As discussões em torno do tema ainda reforçam a importância de utilizar os medicamentos corretamente e fazer o descarte adequado.

Continua após o anúncio
BANNER PORTAL MAIS SUL (1)
Mais Sul - 795 x 205 px
Banner 795x205 - Portal Mais Sul - Coopercocal
COOPERALIANÇA-CAMPANHA-CHATBOT-BANNER-SITE- (3) - 795x205
Fim do anúncio

Algumas dicas:

Não utilize medicamentos por conta própria ou sem indicação de um profissional de saúde pode ser perigoso;

Use conforme dose prescrita, nos horários corretos, pelo tempo indicado e da forma adequada;

Descarte em coletores próprios, não utilize remédios vencidos, evite guardar em lugares quentes e úmidos;

Esclareça suas dúvidas por meio do link bit.ly/perguntefarmaceutico.

Com informações de Simone Costa/Decom.


Quer receber as notícias na palma da sua mão? Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.


 

Leia também