Dia D de vacinação contra a influenza neste sábado em Forquilhinha

Forquilhinha (SC)

Neste sábado, dia 29, será o Dia D de Vacinação contra a Influenza. Neste dia, a vacinação será oferecida, das 8 às 17 horas, em todas as UBS (Unidade Básica de Saúde) de Forquilhinha, exceto a da Santa Líbera que está em reforma. Os pacientes desta UBS serão atendidos na Cidade Alta. 

Este ano, além de idosos com 60 anos e mais de idade, a campanha é destinada a gestantes, crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias e profissionais de saúde e educação. 

Continua após o anúncio
BANNER PORTAL MAIS SUL (1)
Mais Sul - 795 x 205 px
Banner 795x205 - Portal Mais Sul - Coopercocal
COOPERALIANÇA-CAMPANHA-CHATBOT-BANNER-SITE- (3) - 795x205
Fim do anúncio

De acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde, Fernanda Warmling, para minimizar as complicações decorrentes das infecções causadas pelo vírus Influenza, as pessoas que fazem parte do grupo de risco devem garantir a dose da vacina, que está disponível em todas as salas de vacina da rede municipal. “Estamos com a vacinação da gripe e da Covid-19 em andamento. O Dia D é para reforçarmos a campanha da vacina, pois estamos abaixo da meta”, reforça.

Para se vacinar é necessário portar alguns desses documentos como: a carteira de vacina; cartão SUS; documento com foto e os professores devem trazer um documento atualizado ou declaração que estão atuando no momento.

Influenza

A influenza ou gripe é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, mais precisamente o nariz, garganta e brônquios. O contágio ocorre de forma direta através das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar ou de forma indireta, por meio das mãos que, após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz. A doença pode se apresentar desde uma forma leve e de curta duração, até formas clinicamente graves e complicadas. A influenza é responsável por elevada morbimortalidade em grupos de maior vulnerabilidade.

Leia também