UTI geral do Hospital São Donato ultrapassa 600 pessoas atendidas em dois anos

Içara (SC)

A Unidade de Terapia Intensiva do Hospital São Donato completa o segundo ano de atividade nesta quinta-feira, dia 16. Nestes 24 meses de operação, mais de 600 pacientes já foram atendidos nos 10 leitos disponíveis pelo Sistema Único de Saúde. E a perspectiva é que, muito em breve, a UTI geral possa ter uma capacidade ainda maior de atenção à vida, pois a direção já trabalha em conjunto com o Estado para a incorporação também de 10 leitos atualmente dedicados a covid-19.
 
“O ganho social para a comunidade de Içara e região foi extremamente positivo. Antes essas pessoas teriam que procurar vagas em outras cidades e até regiões, com necessidade de deslocamento, acomodação e outros custos. Os leitos de UTI em Içara proporcionaram mais conforto para a vida das pessoas que mais precisam e também seus familiares”, avalia o diretor-administrativo, Júlio César De Luca.
 
Dentre os 10 leitos gerais de UTI, dois são estruturados para isolamento. Isso permitiu que o Hospital São Donato recebesse alguns dos primeiros casos de covid-19 em Santa Catarina. Com o aumento da demanda, a fundação filantrópica de Içara trabalhou para ampliar a capacidade em conjunto com o Estado. Desde agosto do último ano, todos os casos – suspeitos ou já confirmados – de covid-19 foram concentrados em uma UTI dedicada à doença.
 
“Já estamos alinhados com o Estado para que esses leitos possam ser mantidos após a pandemia, chegando a 20 leitos gerais para atender a comunidade. Estamos otimistas, pois é um avanço para toda a região Sul de Santa Catarina. As UTIs foram uma das conquistas mais expressivas nos últimos anos no Hospital São Donato. Os impactos podem ser observados com a estruturação de ainda mais serviços”, acrescenta o presidente da instituição, Valmor da Silva.


Quer ficar bem informado? Clique aqui e participe do nosso grupo do WhatsApp.


 

Leia também