Unesc forma a primeira turma de tecnólogos em Gestão de Turismo

Criciúma (SC)

Na véspera do dia em que se comemora o Dia do Professor, dia 15 de outubro, a Unesc realizou mais uma formatura, entregando à sociedade mais 25 graduados altamente qualificados para o exercício da profissão nas áreas de Administração com habilitação em Comércio Exterior, Enfermagem, Nutrição, Medicina, Tecnologia em Design de Moda, Tecnologia em Gestão Comercial, e Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos. A noite de quinta-feira (14/10) foi marcada também pela colação de grau da primeira turma de Tecnologia em Gestão de Turismo do polo do Balneário Rincão.O evento presencial foi realizado no Auditório Ruy Hulse com a presença dos formandos e familiares. Uma noite que vai entrar para a história da Universidade e na vida de cada bacharelando e bacharelanda.

A mensagem deixada pelo orador da turma, Richard Trajano da Rosa, bacharel de Medicina, a todos que ali se formaram foi de confiança em seus propósitos. “Acreditem no seu profissionalismo, no seu potencial, pois nos graduamos na Unesc, uma das melhores universidades do país, da América Latina e do mundo. Acreditem nas suas intuições e fiquem atentos as coincidências, pois esses são os pequenos milagres que Deus opera em nossas vidas”, destacou. Ainda na sua fala, o graduando comentou sobre as dificuldades de concluir o curso durante a pandemia do Covid-19, homenageando os 600 mil mortos no Brasil pelo vírus.

Continua após o anúncio
BANNER PORTAL MAIS SUL (1)
Mais Sul - 795 x 205 px
Banner 795x205 - Portal Mais Sul - Coopercocal
COOPERALIANÇA-CAMPANHA-CHATBOT-BANNER-SITE- (3) - 795x205
Fim do anúncio

“Quem poderia imaginar que nós iríamos concluir nossos cursos em meio a uma pandemia? O Coronavírus chegou causando-nos medo e mudou totalmente a nossa rotina, mas vocês, amigos e colegas, ajudaram-nos a nos adaptar a essa nova realidade. Álcool-gel, máscaras, distanciamento social, aulas online. Com tudo isso conseguimos superar mais esse obstáculo para chegarmos até aqui hoje, obrigado por serem a nossa guarida fora de casa. Quantas lições essa pandemia nos ensinou. Com ela aprendemos que ciência é fundamental na construção do conhecimento e que ela deve ser o alicerce das decisões que devemos tomar principalmente como profissionais que agora somos”. O bacharelando também fez questão de agradecer a todos os professores pelos ensinamentos repassados e aos familiares, pelo apoio durante a caminhada.

A reitora e paraninfa da turma de formandos, Luciane Besognin Ceretta, iniciou a sua fala elogiando o discurso do orador pela sua capacidade de traduzir o que é a nossa Universidade Comunitária, em um momento de formação coletiva, com tantas diferenças de áreas do conhecimento. “Parabéns Richard você me alegra o coração e nos diz que estamos no caminho da formação que este mundo precisa”, destacou.

Na continuidade de seu discurso, a reitora fez um cumprimento aos familiares e professores, com mensagem especial aos seus afilhados e afilhadas. “A vida é feita de fluxos contínuos, de mudanças de rotas, de momentos, de rupturas. Nesta noite, estamos celebrando um desses momentos de transformação. Cada um de vocês superou seus limites e está concluindo a trajetória formativa. Agora vão em busca de sua própria realização pessoal e profissional. Vocês passam a ter mais autonomia, mais liberdade e quanto maior a liberdade, também maior a responsabilidade. Que não lhes faltem jamais a técnica, mas tão pouco a ética profissional e o espírito de uma gestão e de um cuidado humanizado, tendo sempre as pessoas em primeiro lugar”, aconselhou a paraninfa.

A reitora também prestou uma singela homenagem aos docentes da Unesc. “Quero também agradecer aos coordenadores dos cursos, na conclusão da sua trajetória formativa. Pela dedicação e pelo compromisso na condução dos seus respectivos cursos e a todos os professores pela incrível dedicação e capacidade de superação nesses tempos tão diferentes que fomos convocados a transitar e a sobreviver. Por desenvolverem de um modo sem igual, a capacidade de exercer esta nobre e complexa, mas absolutamente encantadora, tarefa de ensinar e de aprender, formando melhores cidadãos. A esses colegas professores e professoras da nossa Unesc e de todos os lugares e modalidades, eu deixo o reconhecimento da nossa Universidade pelo Dia do Professor, que na verdade se reproduz todos os dias”, salientou.

Tecnólogo aos 69 anos

Graduando em Tecnologia em Gestão de Turismo pelo polo do Balneário Rincão, Malaquias Adílio da Silveira, aos 69 anos, está na expectativa de agora, formado, colocar em prática tudo o que aprendeu, mostrando a beleza do seu Balneário. Nativo e morador do município, ele falou que foi a sua família que o incentivou a estudar. “Foi uma experiência muito boa, possível graças a minha família que me incentivou a aproveitar a oportunidade. Quero agradecer a Unesc e a Prefeitura. Antes tinha experiência pela idade, hoje tenho experiência pelo que estudei. Agora quero mostrar as belezas da nossa cidade que tem bastante coisa bonita para se ver”, comentou o formando.

Parceria consolidada

Para a secretária de Educação do Balneário Rincão, Jucilene Fernandes, prestigiando a cerimônia e representando o prefeito Jairo Viana, a noite significa um marco para a cidade. “A formatura da primeira turma de Turismo da região com certeza é uma grande conquista para o nosso município. Queremos mais, já temos outros cursos implantados no Balneário e pretendemos ampliar ainda mais essa parceria para 2022. O curso foi de fundamental importância, tendo em vista que o nosso município tem um foco no turismo. Alguns dos formandos já fazem parte da administração municipal e por isso foram incentivados a fazer essa formação. Com certeza temos, a partir de agora, uma mão de obra qualificada, preparada por uma Universidade conceituada, como é a Unesc”, ressaltou a secretária.

Homenagem póstuma

No transcorrer do curso de Tecnologia em Gestão de Turismo a turma perdeu um aluno: Giovani de Souza Benélli. O falecimento dele foi lembrado durante a cerimônia desta quinta-feira com a presença dos pais do saudoso acadêmico, Márcio Figueredo Benélli e Maria Madalena de Souza, acompanhados do filho Lucas de Souza Benélli. Eles receberam das mãos da professora e tutora dos cursos EAD, Mariane Martins Cunha, uma placa em homenagem ao universitário, eternizando o carinho e o reconhecimento em nome da Unesc e do curso. No momento da homenagem, o cerimonialista Laênio Ghisi leu a seguinte reflexão: “o Giovani não morreu. Ele agora é uma estrela e estrelas não morrem, apenas mudam de lugar”.


Quer receber as notícias na palma da sua mão? Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.


 

Leia também