Psicóloga do HSJosé dá dicas de como manter a organização com ferramentas e métodos práticos

Criciúma (SC)

Todos os dias, muitas pessoas precisam sair de suas casas para suas atividades; trabalhar, estudar e além dessa rotina, existem as tarefas que necessitam ser feitas diariamente em relação a nossa própria casa, por exemplo. 

Podemos dizer, que de certa forma, este tipo de atividade faz parte da construção do indivíduo, mas é necessário estabelecer limites para que essa rotina e atividades não nos sobrecarreguem.

Continua após o anúncio
BANNER PORTAL MAIS SUL (1)
Mais Sul - 795 x 205 px
Banner 795x205 - Portal Mais Sul - Coopercocal
COOPERALIANÇA-CAMPANHA-CHATBOT-BANNER-SITE- (3) - 795x205
Fim do anúncio

A psicóloga do HSJosé, Elaine Cristina Coelho Dias, reservou algumas dicas para otimizar o tempo e entender que o processo de organização, pode iniciar por intermédio da utilização de uma agenda, estabelecendo uma rotina. “Muitas pessoas precisam de rotina, pois nem sempre se recordam exatamente de todas as suas atividades. É necessário iniciar essa organização, podendo utilizar uma agenda física ou no celular, pois depois de tudo estabelecido, acredite, as coisas fluem de forma mais leve e tranquila.

Podemos seguir  alguns hábitos

•             Estabeleça uma rotina, priorizando o que é urgente do que é importante;

•             Identifique se você realmente está controlando seu tempo: Muitas vezes, nós pensamos que controlamos todas as horas que usamos para trabalhar. Mas, ao final do dia, percebemos que deixamos acumular algumas atividades, seja por falta de organização da rotina, ou por inabilidade na hora de organizar seu tempo;

•             Cuidado com o exagero na quantidade de atividades: Coloque apenas um número real de tarefas que você consegue realizar em um dia e saiba contabilizar o tempo que você gasta em cada atividade; assim, você poderá determinar o número correto de afazeres para um dia de trabalho;

•             Relaxe e respeite seus limites: Não pule horários de alimentação e nem leve trabalho para casa;

•             Tire proveito das ferramentas tecnológicas para ajudar sua rotina: Crie sua lista de tarefas, tenha um gerenciador de tarefas de maneira apropriada, organize cronogramas, gerencie seus projetos, identifique e elimine tarefas desnecessárias.

     A especialista sugere ficar sempre atento aos excessos, e orienta que uma agenda e rotina organizada, só irá ajudar no trabalho, casa, família e claro a ter uma vida social um pouco melhor . “Este tipo de ferramenta (agenda) pode lhe auxiliar e muito em sua rotina, mas é preciso parar e começar para que tudo dê certo”, pontua a psicóloga.


Quer receber as notícias na palma da sua mão? Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.


 

Leia também