Criciúma (SC)
A vereadora Giovana Mondardo (PCdoB) questionou o Poder Executivo, durante a Sessão da Câmara Municipal de Criciúma dessa segunda-feira (27), sobre o interesse em fomentar o turismo religioso por meio da preservação e manutenção do Morro da Cruz, localizado na região da Vila Macarini. O local faz parte do Caminho Sagrado utilizado por peregrinos de toda a região. A vereadora também verifica o interesse na ampliação do ensino da linguagem de sinais nas séries iniciais das escolas municipais.
Obadias Benones trabalha por demandas das pessoas ostomizadas
A Audiência Pública sobre as Pessoas Ostomizadas evidenciou a necessidade de intervenção do Município para a diminuição de tanto sofrimento. Por isso, o vereador Obadias Benones (Avante) verifica, com o poder executivo, a possibilidade de adaptar os banheiros públicos de Criciúma para que pessoas ostomizadas possam fazer sua higiene de forma digna; de contratar enfermeiro estomoterapeuta para que, ainda no hospital, estas pessoas possam receber orientações e atendimentos logo após as cirurgias; de criar um grupo de apoio (saúde mental) para estas famílias; de fornecer transporte público gratuito a estes deficientes; de inserir nas placas de deficientes nos estacionamentos públicos “pessoas ostomizadas” e de disponibilizar um espaço para a associação no município.
Continua após o anúncio
Fim do anúncio
Nícola solicita informações sobre autorização para estacionamento gratuito
Nìcola Martins tem questionamentos ao chefe do poder executivo. Ele quer saber por qual motivo o idoso precisa, anualmente, realizar nova documentação de autorização para estacionamento gratuito; se seria possível aumentar o tempo de validade e se o Município tem interesse em implementar um sistema online, onde a documentação possa ser emitida sem a necessidade de ir à Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT). Se a resposta for positiva, o vereador pergunta quando isso será realizado e, caso não, solicita o porquê.
Nícola também questiona quantas autorizações para idosos, pessoas com deficiência, foram emitidas pela DTT, nos anos de 2019, 2020, 2021, 2022 e até maio de 2023, para garantia de gratuidade e utilização de vagas especiais e se a impressão das autorizações, a plastificação, impressão e colocação de selo da DTT são realizadas pela própria DTT ou por empresa contratada. Caso seja relizado por empresa contratada, pergunta qual é a empresa e qual o custo dos serviços. Caso seja realizado pela DTT, qual o custo anual de impressão das autorizações.
Ainda ao poder executivo, Nícola questiona o motivo para a paralisação das obras da Rua Gelson Locks, no Bairro Santo Antônio; quando será realizada a recuperação da Rua Luís Caroli, no Bairro Vila Isabel, distrito do Rio Maina, e a previsão de ajuste nas lajotas ou asfaltamento das ruas Tietê, Tuiuti, Olímpio da Mota e Riachuelo, no Comerciário.
Manoel Rozeng aponta demandas do Pio Corrêa
Manoel Rozeng (PP) questiona o chefe do poder executivo sobre a existência de projeto para capeamento asfáltico ou restauração da pavimentação de lajotas nas Ruas Leandro Martignago, Léo Lombardi, Natal Peruchi, Francisco Peruchi e Presidente Kenedy, localizadas no Bairro Pio Corrêa.
Kaminski requer desassoriamento de canal de rio na Primeira Linha
Em decorrência das enchentes do Rio Sangão, devido às fortes chuvas, e visando evitar futuros alagamentos, Júlio Kaminski (PP) pergunta ao poder executivo quando será realizado o desassoreamento do canal do rio, no trecho em que compreende a Rodovia Alexandre Beloli, na Primeira Linha, e a limpeza da aduela de contenção. Inclusive, verifica a viabilidade de um estudo para colocação de uma tela de proteção para auxiliar nas futuras manutenções na estrutura/base da aduela de contenção.
Ainda com o poder executivo, Kaminski busca esclarecimentos sobre contratos atuais de monitoramento e vigilância. O vereador requer cópia dos editais e contratos vigentes até a data atual; quais empresas participaram do processo licitatório; cópia dos documentos das participantes do certame, independentemente de habilitação; quantos vigilantes possuem atualmente e em quais lugares atuam; quais o valores repassados às empresas e quais os valores repassados aos vigilantes que executam este trabalho; quais as orientações que possuem para prestar o serviço nos locais designados; quais as habilidades exigidas para desempenho desse trabalho; quais as orientações para abordagens que possam levar segurança ao local onde desempenham suas atividades; quanto ao monitoramento, quais os locais cobertos por esse trabalho; quantas pessoas estão envolvidas no monitoramento; qual o tempo de retorno em caso de acionamento; há seguros contratados para eventuais indenizações; quais os valores dos sinistros; histórico de todos acionamentos ocorridos desde janeiro de 2021 até a presente data, bem como, relatório atuarial das providências tomadas e a satisfação dos prejudicados por eventuais acontecimentos.
Jair Alexandre destaca demandas do Imperatriz e São Sebastião
Jair Alexandre (PL) verifica se é de conhecimento do Paço que a praça de convivência localizada na Rua Rafael Custódio Vieira, Bairro Imperatriz, está com os equipamentos de recreação infantil quebrados e que não possui calçada para caminhada dos pedestres. O vereador pergunta se a manutenção destes equipamentos e a construção da calçada podem ser realizados em 30 dias. Caso a resposta seja negativa, solitica o porquê.
Ele ainda questiona o poder executivo sobre quando será instalada lombada ou faixa elevada na Rua Liberato Rocha, Bairro São Sebastião, nas proximidades do mercado Gabriella e se tal instalação poderia ser feita em 30 dias. Se não, Jair pede o motivo e ainda pergunta se é de conhecimento da diretoria de trânsito que a alta velocidade dos veículos, que por ali trafegam, colocam a vida de pedestres em risco.
Ferrarezi verifica possibilidade de capeamento asfáltico no Maria Céu
Paulo Ferrarezi verifica com o poder executivo a possibilidade de capeamento asfáltico em toda a extensão das Ruas Honório Benjamim Pereira e Oadi Matheus Silvano, ambas no Bairro Maria Céu.
Entre no nosso canal no WhatsApp e receba todas as notícias na palma da sua mão -> Acesse aqui, é gratis!







