Setembro Amarelo: falar sobre e derrubar mitos para reduzir números

Urussanga (SC)

O mês de setembro é nacionalmente marcado pela campanha Setembro Amarelo, que visa alertar toda a população para a prevenção de suicídios. Dados alarmantes trazem Santa Catarina como o quarto estado com mais mortes por suicídio no Brasil em 2022, com o total de 1044 registros. O estado sobe para terceiro na lista, quando a comparação leva em conta a taxa de ocorrências a cada 100 mil habitantes, com uma marca de 13,7 registros. O levantamento faz parte do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgado em julho.

Segundo os dados, no ano passado foram 16.262 suicídios no Brasil, uma média de 44 por dia. Mas deve-se lembrar ainda das muitas tentativas frustradas que ocorrem todos os dias, além dos casos incontáveis de ideação suicida, dos quais nem se tem exato registro. 

Continua após o anúncio
BANNER PORTAL MAIS SUL (1)
Mais Sul - 795 x 205 px
Banner 795x205 - Portal Mais Sul - Coopercocal
COOPERALIANÇA-CAMPANHA-CHATBOT-BANNER-SITE- (3) - 795x205
Fim do anúncio

“Dados oficiais nos mostram que a cada dez pessoas que atentam contra a própria vida, oito comunicam, se não verbalmente, por meio de ações. É preciso falar sobre o assunto e derrubar mitos como os de perguntar sobre suicídio, pode encorajar o ato; que todos que tem ideação suicida são deprimidos; que crianças não se suicidam; que alguém que sobrevive a uma crise ou apresenta sinais se melhora, está fora de risco; ou que quem tenta o suicídio, só quer chamar a atenção”, destaca o psicólogo do CAPS, Pablo Feltrin.

Conforme o psicólogo, a verdade sobre os mitos, é que a maioria dos suicidas fala sobre suas intenções com alguém, ou teria falado caso tivessem sido questionados; Dar à pessoa oportunidade de falar sobre o que sente pode proporcionar alívio e permitir que peça ajuda; Qualquer pessoa em sofrimento intenso e insuportável corre risco, mesmo que não sofra de doença mental; Uma pessoa pode se sentir melhor simplesmente por já ter decidido se suicidar. “Por todos esses motivos, é preciso estar atento. A Rede Municipal de Saúde oferece atendimento para essas pessoas e alertar e falar sobre o tema, pode sim evitar atentados contra a vida”, destaca Feltrin.

Busca por apoio

Um dos principais canais no Brasil, na luta contra o suicídio, é o Centro de Valorização da Vida (CVV), que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias. O número para contato é o 188, e o site para mais informações é o cvv.org.br. Neste primeiro semestre de 2023, os voluntários do CVV atenderam mais de 1 milhão de ligações, uma média de 7.500 por dia.

Em Urussanga, todas as Unidades de Saúde estão preparadas para receber as pessoas que precisam de auxílio, bem como o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I). “Nossos profissionais estão capacitados para atenderem e prestarem as orientações necessárias. A ajuda está disponível. Falar é o melhor remédio”, destaca a Secretária Municipal de Saúde, Ingrid Zanellato. O número de contato do CAPS para maiores informações é o (48) 3465-4282.

Em caso de tentativas de suicídio ou risco iminente, orienta-se buscar o pronto socorro do hospital mais próximo para intervenções.


Quer receber as notícias na palma da sua mão? Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.


 

Leia também