Prevenção do suicídio terá série de ações de conscientização, em Morro da Fumaça

Morro da Fumaça (SC)

O cuidado com a saúde mental é fundamental e a sua importância vem sendo reforçada através da campanha do Setembro Amarelo, desde 2015. Neste ano, o Governo de Morro da Fumaça, através da Secretaria do Sistema de Saúde e do Desenvolvimento Social, vem realizando diversas ações relacionadas à campanha com o tema “Se precisar, peça ajuda!”.

A secretária da pasta, Marijane Fellipe, detalha algumas das atividades organizadas. “Queremos reforçar a importância da saúde mental e vamos fazer isso de diferentes formas. Teremos um dia com ações voltadas aos usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), outro para os profissionais da saúde, para as gestantes e palestra nas escolas. Além disso, conteúdo sobre o assunto será exibido nas televisões das Unidades Básicas de Saúde (UBS) ao longo do mês”, conta.

Continua após o anúncio
BANNER PORTAL MAIS SUL (1)
Mais Sul - 795 x 205 px
Banner 795x205 - Portal Mais Sul - Coopercocal
COOPERALIANÇA-CAMPANHA-CHATBOT-BANNER-SITE- (3) - 795x205
Fim do anúncio

À frente da organização das ações está a equipe do Caps, que é coordenada pelo psicólogo do Município, Felipe Pedroso. “Todas as nossas atividades já são voltadas ao cuidado com a saúde mental. Nesse mês reforçamos a sua importância e atuamos, principalmente, focados na prevenção do suicídio”, explica.

O tema também vem sendo abordado nos grupos de gestantes das UBSs da cidade. Na unidade do bairro Naspolini, a psicóloga da Rede Municipal de Saúde, Camila Ferreira Viana, conversou com as participantes. “Existem estudos que relacionam o suicídio com o período pós-parto, o puerpério, e trabalhamos nessa prevenção. Falamos sobre a depressão pós-parto, a dificuldade de lidar com sentimentos, distúrbios que são associados ao período e a importância da rede de apoio, além da influência ou efeitos do uso de álcool e drogas na gestação”, conta.

Para os moradores que utilizam o serviço do Caps, está sendo organizado o evento “Corpo em movimento, mente em equilíbrio: prevenção em saúde mental”, que acontecerá no Ginásio Municipal de Esportes Jorge Silva. “Este será um dia em que vamos trabalhar com os pacientes a conexão da saúde física com a saúde mental. Serão realizadas diversas atividades para mostrar na prática a importância dos exercícios físicos para a produção de endorfina e outros neurotransmissores que são essenciais para a saúde mental”, detalha Pedroso.

A ação voltada aos profissionais da Rede Municipal de Saúde será realizada no final do mês de setembro. “Essa é uma atividade importante porque também é preciso cuidar de quem cuida da população. Nesse dia vamos conversar com os profissionais sobre o trabalho em equipe e o bem estar no ambiente profissional”, fala a secretária.

O cuidado com a saúde mental e o combate ao suicídio em Morro da Fumaça não se restringem ao mês de setembro, mas são reforçadas. “Ao longo de todo ano realizamos atividades nas escolas do município para trabalhar a importância de cuidar da saúde mental. Durante esse mês continuaremos com as visitas que já são feitas para auxiliar na prevenção de suicídio”, explica o coordenador do Caps.


Quer receber as notícias na palma da sua mão? Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.


 

Leia também