Criciúma (SC)
O diretor presidente da SC Gás, Otmar Josef Müller, participou de uma reunião de diretoria da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) juntamente com representantes do setor industrial. Em pauta, as ações planejadas pela companhia para ampliar a oferta e reduzir os custos do gás natural na região.
Müller apresentou os investimentos realizados pela empresa desde o início das operações em 2000, destacando a ampliação da capacidade de fornecimento e a evolução do consumo do gás natural. Ele também abordou as alternativas buscadas para a diminuição de custos, os desafios atuais e o planejamento para os próximos cinco anos.
Continua após o anúncio
Fim do anúncio
Segundo Müller, o Plano Plurianual de Negócios destina R$ 776,5 milhões para aprimorar e ampliar a rede de gasodutos, permitindo a interligação de novos consumidores. A empresa pretende expandir a rede de distribuição em 428 quilômetros, chegando a mais nove cidades catarinenses. Ele destacou a construção de uma quarta saída do gasoduto Gasbol em Siderópolis, aumentando a capacidade de fornecimento para a Região Carbonífera.
Apesar da redução no consumo, Müller ressaltou que a SC Gás conseguiu reduzir a tarifa em média 28,7% ao longo de 2023. Os empresários presentes na reunião destacaram a importância de uma tarifa competitiva para as empresas da região.
Preço x Competitividade
Müller observou que vários fatores interferem no custo final do gás, e a SC Gás tem trabalhado para amenizar esses impactos. No entanto, os empresários presentes destacaram que a competitividade das empresas do Sul catarinense ainda é comprometida devido à tarifa praticada.
Desafios Estratégicos
O presidente da SC Gás apresentou as estratégias da companhia para melhorar a competitividade do suprimento, incluindo a recuperação dos volumes de vendas nos segmentos industrial e automotivo, a interiorização pelo gasoduto até Lages, e a busca pela viabilização da produção de biometano no Centro/Oeste.