Criciúma (SC)
O Hospital São José de Criciúma realizou uma edição especial do projeto “Hospital São José na Praça”, dedicada ao Dia Mundial do Rim, celebrado no dia 14 de março. Durante o evento, realizado na Praça Nereu Ramos das 9h às 17h, foram oferecidos mais de 500 atendimentos gratuitos à comunidade.
Os serviços incluíram aferição de pressão arterial, teste de diabetes, orientações sobre ergonomia, nutrição e cuidados com os rins, saúde mental e ansiedade, além do apoio da Liga de Nefrologia da Unesc.
Continua após o anúncio
Fim do anúncio
Moradores de Criciúma como Lorena Peruchi e Fatima Claudino Rodovanski destacaram a importância dessas ações para a manutenção da saúde. Lorena aproveitou para realizar diversos exames e ressaltou a relevância da ação. Já Fatima enfatizou a orientação nutricional como um ponto crucial para uma vida saudável.
A médica nefrologista Dra. Cassiana Mazon Fraga, responsável técnica pelos serviços de transplante e hemodiálise do HSJosé, destacou a importância da conscientização sobre as doenças renais, ressaltando que muitas delas são assintomáticas e podem ser diagnosticadas por meio de exames simples, como o de creatinina.
Além do evento na praça, o Hospital São José realizou ao longo da semana diversas atividades de conscientização, incluindo palestras e quiz sobre saúde renal, reforçando a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado das doenças renais.
A Campanha do Dia Mundial do Rim, coordenada pela Sociedade Brasileira de Nefrologia, tem como objetivo disseminar informações sobre as doenças renais, incentivando a prevenção e a busca por diagnóstico precoce.
Entre no nosso canal no WhatsApp e receba todas as notícias na palma da sua mão -> Acesse aqui, é gratis!