Criciúma (SC)
No mês dedicado às mulheres, a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Vereadores de Criciúma lança a campanha “Ei moça, você não está sozinha” como parte do combate à violência contra as mulheres. A iniciativa envolve a participação de bares e outros estabelecimentos da cidade, os quais podem aderir à campanha entrando em contato com a Procuradoria da Câmara de Vereadores.
A campanha consiste na colocação de cartazes nos banheiros femininos dos estabelecimentos parceiros, contendo instruções para mulheres que se sintam em situações de violência, orientando-as sobre como realizar uma denúncia. “Conversamos com alguns estabelecimentos de Criciúma que toparam na hora e continuamos em busca de novos parceiros, para que as clientes se sintam amparadas em situações que possam gerar violência”, explicou a vereadora Giovana Mondardo, procuradora da mulher da Câmara de Criciúma.
Continua após o anúncio
Fim do anúncio
Dados da Polícia Civil apontam que, das 6.046 denúncias de violência doméstica em Criciúma, 93,62% foram feitas por mulheres, registrando 502 casos somente nos dois primeiros meses de 2024. Diante desses números alarmantes, a vereadora ressaltou a importância de políticas públicas voltadas para o combate à violência contra as mulheres.
Os estabelecimentos interessados em participar da campanha podem entrar em contato pelo telefone (48) 99861-8815, onde serão fornecidas todas as informações necessárias.
Além disso, desde 2017, Criciúma não possui uma Casa Abrigo para mulheres vítimas de violência doméstica, sendo atualmente abrigadas em um hotel da cidade. A Procuradoria Especial da Mulher continua sua luta para a construção de uma casa especializada, essencial para oferecer proteção e assistência adequadas às mulheres e seus filhos. “Seguimos em busca desse instrumento fundamental para esses atendimentos”, concluiu Giovana.