Farinhada marca o início da colheita da mandioca no Sul do Estado

Sangão (SC)

A colheita da mandioca no Sul do Estado, em 2024, foi oficialmente iniciada! O ato simbólico ocorreu na manhã desta sexta-feira, 12 de abril, durante a Farinhada – evento que faz parte da programação da 1ª Festa da Cultura de Sangão. Na oportunidade, autoridades, agricultores e entusiastas estiveram presentes, na sede da empresa Rocha Alimentos, para ressaltar a importância da cultura para a região. Os participantes também puderam visitar o engenho da empresa (que recebe matéria-prima de todo o Sul catarinense) e entender o processo da fabricação da farinha, desde a chegada da raiz à disponibilização ao mercado.

O CEO da empresa, Cloudo Rocha, pontuou a importância deste tipo de iniciativa, uma vez que Santa Catarina é referência quando o assunto é beneficiamento de mandioca. “Sangão é a principal produtora de farinha do Estado, e os produtos feitos aqui são de extrema qualidade. Precisamos continuar buscando novos mercados, trazer inovação para o processo, fazer o agricultor ganhar dinheiro por meio de uma produtividade ainda maior. A cadeia da mandioca envolve muita gente. Unidos, conseguiremos crescer juntos”, conta ele.

Continua após o anúncio
BANNER PORTAL MAIS SUL (1)
Mais Sul - 795 x 205 px
Banner 795x205 - Portal Mais Sul - Coopercocal
COOPERALIANÇA-CAMPANHA-CHATBOT-BANNER-SITE- (3) - 795x205
Fim do anúncio

O diretor de extensão rural da Epagri, Gustavo Claudino, aproveitou para destacar que existem muitas dificuldades no setor, mas a principal delas, é manter o produtor no campo. “Este foi, e continua sendo, o grande desafio. Por isso a pesquisa é tão importante para o meio. Precisamos unir nossos esforços para fazer acontecer. Precisamos seguir evoluindo, porque sozinho, ninguém consegue. Nem indústria, nem extensão, nem produtor”, alertou.

A Farinhada seguiu com a palestra do climatologista Marcio Sônego, que falou sobre o mercado da farinha de mandioca e perspectivas futuras – previsões climáticas de 2024, almoço e festival de pratos típicos. A Festa da Cultura segue até domingo, dia 14 de abril. “Em 1992, algumas pessoas tomaram a iniciativa de começar uma nova história, emancipando Sangão. E hoje, seguimos aqui, trabalhando pela nossa economia, fomentando o desenvolvimento da região e caminhando sozinhos, crescendo sempre”, complementou o prefeito, Castilho Silvano Vieira. 


Quer receber as notícias na palma da sua mão? Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.


 

Leia também