Cia O Sombrista encerra percurso por cidades do Sul com espetáculo na Unesc 

Criciúma (SC)

Em clima de finalização dos espetáculos apresentados em quatro cidades do Sul de Santa Catarina a Cia O Sombrista apresenta nesta quinta-feira, dia 13, o espetáculo “Além da Heroína, uma história de Anita Garibaldi”. O evento gratuito e aberto acontece às 19h30 no Auditório Edson Rodrigues, Sala 105 – bloco P da Unesc. A apresentação terá além da audiodescrição, o fornecimento de programa em Braile e a exposição tátil de figuras da Cia.

Nos últimos meses a Cia passou por Araranguá, Criciúma, Timbé do Sul e Turvo com espetáculos e oficinas gratuitas que reuniram mais de duas mil pessoas. Para a atriz e diretora da Cia, Diana Manenti, a realização do projeto representa um marco significativo na missão do grupo de tornar a arte acessível a todos. “Ver o envolvimento e a emoção do público em cada cidade foi gratificante. Nosso objetivo de proporcionar uma experiência inclusiva e enriquecedora foi plenamente atingido,” reforça.

Continua após o anúncio
BANNER PORTAL MAIS SUL (1)
Mais Sul - 795 x 205 px
Banner 795x205 - Portal Mais Sul - Coopercocal
COOPERALIANÇA-CAMPANHA-CHATBOT-BANNER-SITE- (3) - 795x205
Fim do anúncio

Experiência nova e enriquecedora para quem assistiu. “Eu fiquei encantada com o recurso de Audiodescrição e com o talento que foi desenvolvido pelos atores em toda a peça. Somos moradores de cidade pequena, onde o teatro não é tão acessível, ainda mais um teatro com sombras, uma experiência totalmente inovadora para nós. O fato de estarmos no palco junto com a companhia nos faz parte do espetáculo e amplia a nossa visão”, conta uma das espectadoras da peça, Daiane Piccoli.

A inclusão de audiodescrição, programas em braille e exposições táteis não só atendeu às necessidades do público com deficiência visual, mas também reforçou uma mensagem poderosa sobre a importância da inclusão e da diversidade. “Visitar todas essas cidades com espetáculos e apresentações nos mostrou que a arte acessível pode transformar vidas e inspirar uma cultura de inclusão e equidade,” destaca a atriz.

O Sombrista

A Cia O Sombrista é um grupo de teatro de Turvo que, desde 2018, une paixão pela arte e compromisso com a inclusão. O grupo abraça a missão de proporcionar experiências significativas tanto para o público quanto para os artistas, utilizando o teatro de sombras como uma ferramenta poderosa para amplificar vozes e promover diálogos sobre questões sociais importantes. 

Financiado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Lei Paulo Gustavo, o projeto busca promover a acessibilidade no teatro de sombras e oferecer experiências inclusivas ao público.

A proposta foi selecionada pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.

Leia também