Acafe e Lide SC assinam Manifesto pela Educação em reunião com Governador Jorginho Mello

Florianópolis (SC)

O Floripa Square foi palco de uma edição especial do Lide Tendências nesta sexta-feira (5/07). Com a participação do Governador do Estado, Jorginho Mello e autoridades como o ex-Ministro da Educação Rossieli Soares, a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) e o Grupo de Líderes Empresariais de Santa Catarina (Lide SC) assinaram o “Manifesto Educação para o Futuro”, documento que reforça o compromisso das entidades com o desenvolvimento educacional e socioeconômico do estado.

Durante o encontro, foram destacados pontos essenciais para a melhoria da educação em Santa Catarina, como o fortalecimento da educação básica, a valorização dos profissionais da educação e a promoção de uma formação técnica e profissional alinhada às demandas do mercado.

Continua após o anúncio
BANNER PORTAL MAIS SUL (1)
Mais Sul - 795 x 205 px
Banner 795x205 - Portal Mais Sul - Coopercocal
COOPERALIANÇA-CAMPANHA-CHATBOT-BANNER-SITE- (3) - 795x205
Fim do anúncio

Em sua apresentação, a presidente da Acafe e reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, ressaltou a importância da união de esforços para garantir um futuro próspero para as novas gerações: “A educação é um direito fundamental que precisa ser constantemente aprimorado. Este manifesto é um chamado à ação, para que possamos trabalhar juntos – governo, sociedade civil e setor privado – na construção de um sistema educacional mais justo e eficiente”.

Delton Batista, presidente do Lide SC, destacou o papel crucial da colaboração entre os setores público e privado: “O setor empresarial de Santa Catarina tem um compromisso histórico com a educação. Através deste manifesto, reafirmamos nossa responsabilidade em preparar os jovens para os desafios do mercado de trabalho, sempre buscando inovação e qualidade no ensino”.

O governador Jorginho Mello enfatizou o apoio do governo estadual às iniciativas apresentadas e reconheceu a importância do manifesto como um guia para as políticas públicas de educação: “Estamos empenhados em criar um ambiente propício para que todos os estudantes catarinenses tenham acesso a uma educação de qualidade. O Universidade Gratuita é uma prova disso”.

O documento apresentado, intitulado “Manifesto Educação para o Futuro”, propõe ações concretas e estruturantes para melhorar a qualidade e a acessibilidade da educação em Santa Catarina. Entre os pontos abordados estão o fortalecimento da educação na primeira infância, a integração do ensino médio com o mercado de trabalho e a promoção de tecnologias educacionais inovadoras.

A reunião marcou um passo importante na colaboração entre as instituições educacionais, o setor empresarial e o governo, visando um futuro onde a educação seja a base para o desenvolvimento socioeconômico sustentável do estado.

Com a apresentação deste manifesto, a Acafe e o Lide SC reafirmam o compromisso em trabalhar incansavelmente para garantir que a educação em Santa Catarina continue a evoluir, preparando as próximas gerações para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades do futuro.

Leia também