Criciúma (SC)
“Foi mais que estudo: foi uma quebra de barreiras, uma imersão interna e uma mão amiga”. A frase de Tamyris Silva retrata um pouco da experiência vivenciada dentro de um projeto de Extensão da Unesc que visa capacitar as empreendedoras que compõem a Feira Inspirar.
“Não há como expressar a gratidão pela incrível parceria da Feira Inspirar com a Unesc. Nos surpreendemos a cada encontro pelo aprendizado desenvolvido por meio da grande orientação dos professores Ricardo Pieri e Volmar Madeira. As atividades elaboradas são inspiradas em casos reais, do nosso dia a dia, o que facilita o pensamento analítico e empreendedor”, completa Tamyris.
Continua após o anúncio
Fim do anúncio
A ação, promovida pelos cursos de Gestão em Recursos Humanos, Processos Gerenciais e Ciências Econômicas, capacita em torno de 150 mulheres, com o objetivo de auxiliá-las a lapidar uma ideia em negócio de sucesso.
O professor Volmar Madeira enfatiza que a iniciativa busca qualificar as empreendedoras com a intenção de fazer a diferença para que elas possam, de alguma forma, propiciar o desenvolvimento pessoal e profissional. Está sendo uma experiência gratificante pelo empenho das próprias mulheres que se desenvolvem em um processo de cocriação dos negócios a partir da modelagem. Durante a capacitação elas refletem sobre o próprio negócio: como ele é feito e como pode ser melhorado em todo o processo”, enfatiza.
Outra finalidade da iniciativa é revisar ou construir modelos de negócios competitivos e sustentáveis junto aos empreendedores, por meio de um processo de discussão, reflexão e orientação para a definição clara dos objetivos após análise do segmento de mercado; proposta de valor; canais de distribuição; relacionamento com os clientes; forma de obtenção da receita; principais recursos necessários; principais atividades que que serão desenvolvidas; parceiros e estrutura de custo, com o foco na sustentabilidade dos negócios.
O projeto de Extensão que realizamos com as empreendedoras da Feira Inspirar é ao mesmo tempo desafiador e inspirador. Durante os encontros de discussões, orientações e mentorias, elas participam ativamente, contribuindo umas com as outras para o desenvolvimento de seus negócios. É um aprendizado mútuo, no qual levamos conhecimento ao grupo e, ao mesmo tempo, adquirimos o valioso conhecimento que elas desenvolveram através de suas experiências na gestão de seus empreendimentos”, diz o professor Ricardo Pieri.
A presidente da Associação Feira Inspirar, Érica Bortolotto Gazzola, relata que diversos assuntos são abordados no decorrer das aulas. “Falamos do empreendimento; do produto; do segmento dos clientes, sobre marketing, entre tantos outros assuntos. Nós da Feira Inspirar temos como foco principal o empreendedorismo feminino e essa parceria com a Universidade visa dar força total à nossa proposta enquanto coletivo e, principalmente, inspirando mais mulheres a empreender e ter sucesso nesta linda jornada linda de empreender. Ao finalizarmos a primeira turma e iniciar a segunda, agradecemos a oportunidade e a parceria com a Unesc”, ressalta.