Criciúma (SC)
A programação em celebração aos 80 anos da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) contará com a palestra Profissionalização e Governança em Empresas Familiares, proferida pelo conselheiro e consultor empresarial Emílio Da Silva Neto. O encontro ocorrerá no dia 19 de agosto, a partir das 19 horas, na sede da entidade.
A participação será gratuita, mas as vagas são limitadas. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas em acicri.com.br/cursos.
Continua após o anúncio
Fim do anúncio
“Em nossa região, temos diversas empresas familiares, que buscam honrar o legado construído por gerações e se manter competitivas no mercado, investindo em inovação, modernização e no aprimoramento da gestão. Dessa forma, entendemos que faz muito sentido promover uma palestra voltada a essas empresas no ano em que a Acic celebra 80 anos”, declara o presidente da entidade, Valcir José Zanette.
“O objetivo da apresentação é o compartilhamento de algumas experiências minhas, pessoais, familiares, profissionais, acadêmicas e pós-acadêmicas, porque fiz doutorado e pós-doutorado nessa área de profissionalização e governança em empresas familiares”, comenta o especialista.
Segundo ele, a profissionalização significa que cada membro da família precisa ter vocação e competência para colaborar com o negócio e conseguir os melhores resultados possíveis para a empresa.
Já a governança diz respeito à aplicação de um modelo de gestão que respeita todos os envolvidos no negócio, com transparência, prestação de contas, responsabilidade e equidade.
“No Brasil, as empresas familiares representam 90% dos empreendimentos e também geram 65% do PIB e empregam 75% da força de trabalho. As empresas familiares precisam ser mantidas, de forma cada vez mais eficaz, devido à sua importância para a economia”, defende Da Silva Neto.
Experiência
Conforme o especialista, a palestra promovida pela Acic tem como público-alvo as empresas familiares de pequeno e médio porte. “Esse tipo de negócio precisa ser eficaz, duradouro e perene, passar de geração em geração. Para isso, é preciso preparar as pessoas que vão tocar a empresa”, pontua.
O ambiente das empresas familiares faz parte da vida do palestrante desde a infância. Primeiro, junto à família materna, proprietária de dois hotéis, uma fábrica, quatro concessionárias de automóveis e sete lojas.
Mais tarde, morando em Jaraguá do Sul, a vivência nas empresas familiares continuou em um novo momento, dessa vez ligada ao lado paterno. Com o casamento, veio a experiência em outro empreendimento familiar, até a constituição de uma empresa própria.
“Após 35 anos longe da escola, fui fazer um doutorado na Alemanha, para entender como funciona uma empresa familiar eficaz e duradoura. Fiz ainda um pós-doutorado em Portugal”, descreve.