Criciúma (SC)
A Unesc e a Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), lideram uma iniciativa que irá revolucionar a formação dos profissionais da saúde do Sul e da Região Serrana do estado. O Programa de Pós-Graduação de Gestão em Saúde (PPGGS), foi aprovado pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e oferecerá abordagem inovadora e multidisciplinar focada na melhoria dos serviços e na qualificação de gestores para atuarem em um cenário cada vez mais complexo e dinâmico atual e futuro.
O programa tem ainda o objetivo de construir conhecimentos teóricos, metodológicos e científicos com abordagem interdisciplinar e o desenvolvimento de competências essenciais para a competitividade e inovação na gestão da saúde.
Continua após o anúncio
Fim do anúncio
Para que isso se torne realidade, o PPGGS baseia a integração interdisciplinar na combinação entre a ciência da saúde; as ciências sociais aplicadas; a administração; engenharias e tecnologias da informação e comunicação, que visam a promoção de inovações em produtos e processos para aprimorar a qualidade do cuidado e da saúde.
“A parceria entre a Unesc e a Uniplac na criação do PPGGS é um marco significativo para o fortalecimento da gestão no setor de saúde nas regiões onde as Universidades estão inseridas. O Programa é mais que uma oportunidade de qualificação no Stricto Sensu. Ele representa o compromisso com a inovação, a interdisciplinaridade e a excelência, que são fundamentais para o desenvolvimento de soluções eficientes e sustentáveis na área da saúde”, ressalta a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.
“Estamos preparados para formar gestores capacitados, que, com o conhecimento adquirido, atuarão de maneira decisiva na melhoria dos serviços prestados à população”, acrescenta.
Encaminhamentos
Conforme a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão da Unesc, Gisele Coelho Lopes, para ser implementado, o Programa precisa ser homologado pelo Comitê Técnico e Científico (CTC), da Capes que aprovou a proposta que é abrangente considerando às necessidades locais, além da relevância na formação dos estudantes em gestão em saúde.
“A Pós-Graduação de Gestão em Saúde será oferecida nas duas Instituições, porém com o mesmo colegiado, turma única e aulas síncronas. Essa é uma excelente experiência em que há trocas entre estudantes de diferentes regiões, além de ser uma forma sustentável pelo modelo de Universidade Comunitária que somos. Um exemplo exitoso que temos de forma associativa com o Programa de Pós-Graduação em Sistemas Produtivos (PPGSP), envolvendo a Unesc e outras três instituições”, cita Gisele.
Entre as contribuições do PPGGS, também está a busca de resolução de problemas em comum na área da saúde e particularidades, uma vez que tem como um dos elementos compositores a interdisciplinaridade.
“O Programa será de grande relevância para a Serra catarinense e para a região de Criciúma, pois a saúde é uma das áreas que mais crescem e, consequentemente, demanda aperfeiçoamento contínuo dos profissionais. Possuímos trabalhadores de alta performance, mas sem necessariamente a formação de gestão, então o mestrado com suas linhas de pesquisa, terá como pressuposto essencial a formação de excelência e contribuirá muito com as duas regiões”, enfatiza o reitor da Uniplac, Kaio Amarante.
Expertise
Após concluir o curso, os mestres formados no novo Programa de Pós-graduação atuarão com toda a expertise e competências interdisciplinares, compreendendo a complexidade dos processos de gestão e integralidade do cuidado, pois estarão capacitados para intervenções que promovam a pesquisa, geração de conhecimento e inovação, com o princípio do desenvolvimento científico, e excelência da saúde para a sociedade.
A proposta amplia as oportunidades de qualificação profissional ao colaborar para a melhor administração dos recursos e serviços de saúde, além de melhorar o cuidado à população. A integração entre Uniplac e Unesc possibilitará a troca de experiências e conhecimentos que fortalecem a formação de gestores capacitados, essenciais para enfrentar os desafios do setor de saúde, com foco na eficiência; inovação e sustentabilidade, além da promoção do desenvolvimento de ambas as regiões e da melhoria contínua do sistema de saúde”, frisa a pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da Uniplac, Lilia Kanan.