Vela sustentável será destaque na 21ª edição da CasaPronta em Criciúma 

Criciúma (SC)

A 21ª edição da CasaPronta, que ocorrerá de 16 a 20 de outubro, no Pavilhão de Exposições José Ijair Conti, em Criciúma, trará aos visitantes as inovações e o que há de melhor nos setores de construção civil, mobiliário e decoração. Neste ano, a feira terá uma novidade sustentável que promete atrair a atenção dos visitantes: velas produzidas sem prejudicar o meio ambiente.  

A empresa Nina Vanilla Vela e Aromas, que tem sede em Içara, expõe pelo segundo ano consecutivo suas velas, que possuem como principais ingredientes a cera, o pavio e o perfume. “Atualmente, essas matérias primas já estão bem mais evoluídas e sustentáveis. A cera provém de matéria vegetal como óleo de coco, óleo de palma, palmiste e arroz. Além de uma queima mais limpa, vem de uma cadeia ecologicamente correta e não prejudica o meio ambiente. Já os aromas, optamos por trabalhar com aqueles isentos de sulfetos, sulfatos, com menor percentual de conservantes e outros ingredientes pesados. Sempre optamos por ingredientes cada vez mais limpos e de menor impacto para a saúde humana, de animais e que os fabricantes estejam se alinhando a métodos mais sustentáveis de produção. Todo esse aparato faz diferença na hora de inspirar. E quando falamos sobre cheirar algo bom, não estamos falando apenas do perfume que a vela vai deixar no ambiente, mas do impacto que esse perfume vai trazer para nossa saúde”, comenta a proprietária Susana Madalena. 

Continua após o anúncio
BANNER PORTAL MAIS SUL (1)
795px205px
Banner 795x205 - Portal Mais Sul - Coopercocal
COOPERALIANÇA-CAMPANHA-CHATBOT-BANNER-SITE- (3) - 795x205
Fim do anúncio

A empresa focou na terceirização de velas para outras marcas. “Em 2025, continuaremos atendendo private label e também vamos nos aproximar mais do cliente final. Teremos algumas novidades para velas decorativas também. Nossa mini fábrica, mesmo pequena em tamanho, possui organização que pode atender demandas de 10 a 12 mil velas em menos de 30 dias”, revela.   

A empreendedora conta que há uma tendência orientada para consumo consciente. “Temos acompanhado alguns estudos recentes sobre as preferências e comportamento do consumidor em nível global na área de decoração, cosméticos e perfumaria. O consumidor estará mais voltado a investir em marcas com este propósito”, garante Susana. “As indústrias de matérias primas serão questionadas por opções de ingredientes mais limpos e voltados ao bem-estar. Um desafio que certamente vai começar a traçar uma nova onda de produtos inovadores utilizando ciência e tecnologia”, acrescenta. 

Os designs das velas não possuem limite e a criatividade é a palavra chave no momento da produção. “As velas estão cada vez mais personalizadas e têm ênfase no autoral. Uma vasta possibilidade de novos formatos que vão desde os mais clássicos aos mais criativos ainda irão aparecer muito em 2025”, conta. 

As velas podem ser utilizadas em diversos momentos, como:

Banho relaxante e energizante;

Durante a oração;

Para meditar e fazer yoga;

Em ambientes de trabalho.

Expositores 

Além da empresa Nina Vanilla, no mesmo estande estarão mais duas empresas. “Nós temos um espírito coletivo muito aflorado em nossa cultura empresarial. Sou assim e levo para a empresa, pois acredito que essa junção de micro empresários fortalece ainda mais o ecossistema do pequeno empreendedor dentro de um grande mercado e contribui para ganharmos visibilidade perante a gestão pública, principalmente porque vários empreendedores juntos ajudam a movimentar a economia da nossa região”, comenta. 

No mesmo estande estarão ainda Mimos Porcelanas e Par de Vaso. “A Mimos Porcelanas traz materiais pintados à mão, uma inspiração para mesa posta com louçaria personalizada utilizando nossas velas. Já o Par de Vaso traz vasos em concreto e plantas vivas, além da inspiração de criar ambientes mais verdes”, frisa Susana. 

Susana ainda ressalta a expectativa para a 21ª edição da CasaPronta. “Estamos ansiosos para ouvir o que o público vai achar dessa nova proposta de apresentar velas e aromas em forma ambientada. Queremos que eles percebam como podem usufruir mais do produto em seus momentos, no seu lar, no trabalho, presenteando e usando no dia a dia. De forma geral, a expectativa é de que muitos voltem ao nosso estande para ver novidades e será positiva como foi em 2023”, afirma. 

Acesso à CasaPronta 

O acesso a CasaPronta poderá ocorrer de duas formas: com os convites distribuídos pelos expositores (acesso gratuito) ou  por meio da compra de ingressos nas recepções do evento no valor de R$10.

Menores de 12 anos têm acesso gratuito a todas as áreas, desde que acompanhados pelos responsáveis. Visitantes com convite também têm acesso gratuito.

A meia-entrada está disponível para Estudantes (Carteira oficial da UNE, UBES, UGES. Carteira expedida por agremiação ou associação de estudantes do ensino médio ou superior), Idosos (com apresentação da Carteira de Identidade), Pessoas com deficiência (de acordo com a Lei Federal nº 13.146/2015), Professores da rede estadual (Lei Nº 16.448/2014).

Horários de visitação da CasaPronta

Quarta-feira (16/10): 16 às 22 horas

Quinta-feira (17/10): 16 às 22 horas

Sexta-feira (18/10): 16 às 22 horas

Sábado (19/10): 14 às 22 horas

Domingo (20/10): 14 às 19 horas

Leia também