Mais uma vez, Criciúma é destaque estadual no ranking de atendimentos ao empreendedor

Criciúma (SC)

Pelo terceiro mês consecutivo, Criciúma foi destaque no Ranking de Atendimentos da Sala do Empreendedor em Santa Catarina. O município ocupa a 1° posição, entre as cidades catarinenses com mais 100 mil habitantes, com o maior número de atendimentos no período de janeiro a outubro. O percentual de Pessoas Jurídicas (PJ) atendidas foi de 4,64%, relacionado ao total de Microempreendedores Individuais (MEI’s), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP’s) ativas no município.

“É com orgulho que recebemos, mais uma vez, esse reconhecimento estadual. Criciúma tem mostrado, na prática, que apoia e valoriza o empreendedorismo. Estar no topo desse ranking não é apenas um número, é o reflexo de uma gestão comprometida com os nossos empreendedores. A Sala do Empreendedor é um exemplo de como a parceria entre o poder público e o Sebrae pode simplificar processos, incentivar novos negócios e fortalecer a economia local”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

Continua após o anúncio
BANNER PORTAL MAIS SUL (1)
795px205px
Banner 795x205 - Portal Mais Sul - Coopercocal
COOPERALIANÇA-CAMPANHA-CHATBOT-BANNER-SITE- (3) - 795x205
Fim do anúncio

O levantamento é realizado pelo Sebrae Santa Catarina, com o intuito de destacar o esforço e o impacto de Salas do Empreendedor no suporte aos pequenos negócios (MEI, ME e EPP) e a Pessoa Física (PF). Os dados são extraídos de indicadores como: Painel das Salas do Empreendedor, realizado pelo Sebrae Nacional; Sistema de Atendimentos Sebrae (SAS); Painel Empresas SC (Observatório de Negócios Sebrae/SC); e do Censo Demográfico 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Essa posição no ranking deixa claro duas coisas: a qualidade do serviço, que é a Casa do Empreendedor, um parceiro importante dos empresários. É nesse caminho que o Sebrae quer estar junto com o município de Criciúma, para cada vez mais oferecer produtos de qualidade, com agilidade e segurança, para que esse empresário tenha condições de se desenvolver cada vez mais, sempre com o apoio do município e do Sebrae”, afirmou o Gerente Regional Sul Sebrae/SC, João Alexandre Guze

Criciúma tem mais de 32 mil empresas cadastradas

O Ranking geral dos municípios aponta, ainda, Criciúma na 31° posição do estado. Porém, o número de pequenos negócios ativos no município é o maior, comparado as demais cidades acima no ranqueamento. Atualmente, o município conta com mais de 32 mil empresas cadastradas na Casa do Empreendedor de Criciúma. De acordo com o Assessor de Desenvolvimento Econômico de Criciúma, Marlon Araújo, os números são reflexo de uma gestão preocupada com o empreendedorismo.

“O Município, em parceria com o Sebrae, incentiva a abertura de novos negócios e frequentemente disponibiliza palestras e capacitações gratuitas, para ajudar a melhorar a gestão e o faturamento dos pequenos negócios. Além disto, estes dados mostram que Criciúma é o município com o maior índice de resolutividade dos atendimentos na Casa do Empreendedor, o que demonstra o apoio constante ao desenvolvimento econômico local. Estamos entre as cidades mais rápidas para a abertura de uma empresa, fortalecendo nosso compromisso com os pequenos empreendedores”, destacou Araújo.

Casa do Empreendedor de Criciúma

Localizada no Paço Municipal Marcos Rovaris, a Casa do Empreendedor é um setor da prefeitura que oferece, há seis anos, equipamentos de apoio às pessoas físicas e jurídicas na criação e continuidade de um negócio. O setor foi instalado a partir do entendimento de que a burocracia para abrir uma empresa é, por vezes, um obstáculo para os empreendedores. A Casa do Empreendedor foi idealizada para que o processo de abertura de um novo negócio se tornasse mais prático e ágil, afetando diretamente o desenvolvimento econômico da cidade.

Leia também