Criciúma (SC)
O presidente da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) e CEO da Plasson do Brasil, Franke Hobold, participou nesta semana da primeira reunião de 2026 do Núcleo do Empreendedor da entidade. Durante o encontro, ele compartilhou experiências de gestão e apresentou algumas das principais iniciativas desenvolvidas pela associação em apoio ao ambiente empresarial da região.
Na conversa com os nucleados, Hobold destacou a importância de ampliar a presença das empresas de Criciúma no mercado internacional. Segundo ele, apesar da força econômica do município, a participação nas exportações ainda é considerada baixa.
Continua após o anúncio
Fim do anúncio
“Somos uma das principais economias de Santa Catarina, mas ocupamos apenas a 19ª posição em exportações. Temos um parque industrial importante e muitas empresas ainda não despertaram para esse potencial”, afirma.
O presidente utilizou a própria experiência da Plasson do Brasil como exemplo de como a internacionalização pode impulsionar o crescimento empresarial. Atualmente, cerca de 40% da produção da empresa é destinada ao mercado externo.
“Quando decidimos investir na exportação, entendemos que era um projeto de longo prazo. Não se trata de aproveitar um momento específico do câmbio, mas de construir uma estratégia consistente e duradoura”, explica.
Atuação da Acic em pautas regionais
Durante o encontro, Hobold também abordou o papel da entidade na defesa de pautas estratégicas para o desenvolvimento regional. Segundo ele, a associação atua em diferentes temas que impactam diretamente a economia local.
Entre os exemplos citados está a mobilização em torno da extensão da Via Rápida Criciúma–Balneário Rincão, projeto que vem sendo discutido com lideranças políticas e empresariais da região.
“Às vezes perguntam o que a Acic tem a ver com isso. Mas basta um trecho da rodovia passar por Criciúma que a entidade já é chamada para ajudar a conduzir o debate. Isso mostra o prestígio e a representatividade da Acic”, afirma.
O presidente também mencionou a campanha encabeçada pela entidade em busca de solução para o gargalo do Morro dos Cavalos, trecho da BR-101 que frequentemente gera congestionamentos e preocupa lideranças do setor produtivo.
Funcionamento da entidade
Hobold reforçou que a associação é construída de forma coletiva, com participação da diretoria, dos núcleos empresariais e de entidades representativas.
“A Acic é de todos nós. Hoje eu estou como presidente, amanhã será outra pessoa. O importante é que cada um contribua para levar a entidade adiante e trabalhar pelo desenvolvimento da nossa região”, afirma.
Segundo ele, a entidade trabalha com planejamento estratégico para períodos de três anos, revisado anualmente, ao mesmo tempo em que acompanha as demandas que surgem no cotidiano do setor produtivo.
A associação também promove eventos, debates e grupos de trabalho para orientar empresários sobre mudanças na legislação e no cenário econômico, oferecendo suporte principalmente às pequenas e médias empresas da região.
Valores no empreendedorismo
Durante a conversa com os participantes, Hobold destacou duas características que considera essenciais para quem está à frente de um negócio: humildade e perseverança.
De acordo com ele, a humildade é fundamental para reconhecer erros, ouvir a equipe e avaliar constantemente os caminhos da empresa. Já a perseverança é determinante para superar desafios e manter os projetos ativos ao longo do tempo.
Para o coordenador do Núcleo do Empreendedor, Edmilson Candido, o encontro representou uma importante oportunidade de aprendizado para os participantes.
“É um tempo muito valioso para todos nós do núcleo. Poder ouvir a trajetória e os aprendizados do Franke é uma oportunidade de grande aprendizado para quem está empreendendo ou iniciando um negócio”, destaca.
Entre no nosso canal no WhatsApp e receba todas as notícias na palma da sua mão -> Acesse aqui, é gratis!







