Nova Veneza (SC)
Uma das etapas iniciais do projeto de revitalização da Ponte Dei Morosi foi concluída em Nova Veneza. O equipamento turístico, conhecido popularmente como “Ponte dos Namorados”, foi retirado durante uma operação realizada neste fim de semana. Prevista para encerrar no domingo (19), a ação foi concluída de forma antecipada na noite de sábado (18), por volta das 20h40.
Iniciada por volta das 6h, a operação contou com o apoio de aproximadamente 50 pessoas, entre voluntários e profissionais da empresa Montadora e Construtora Moreira LTDA, responsável pela retirada e revitalização do equipamento após a homologação do contrato de licitação, em 23 de março de 2026. Interdições no trânsito também foram necessárias para garantir maior agilidade e segurança durante a execução dos trabalhos.
Continua após o anúncio
Fim do anúncio
Desde o período da manhã, a Rua Cônego Miguel Giacca permaneceu interditada tanto para o tráfego de veículos quanto para a circulação de pedestres. Visitantes precisaram realizar desvios pelo bairro Picadão para acessar a entrada do município. A medida visou assegurar a integridade das equipes e da população durante a operação. O trânsito, no entanto, já foi normalizado na área central e nas regiões adjacentes.
“A agilidade com que conseguimos executar este serviço demonstra nosso compromisso com a população e reforça a relevância deste projeto. Trata-se de uma iniciativa que valorizará ainda mais este ponto turístico tão significativo para Nova Veneza e para os visitantes, além de ampliar o cuidado com a Ponte Dei Morosi”, afirmou a prefeita Ângela Ghislandi.
Próximas etapas
Para a retirada, a estrutura foi elevada com o auxílio de dois guindastes e segmentada em três partes, a fim de facilitar o processo de reforma. Com a conclusão desta etapa, a projeção da administração municipal é reinaugurar o ponto turístico totalmente revitalizado antes do início da programação de Natal de 2026. O prazo estimado para execução dos serviços é de 90 dias.
Atualmente, a ponte possui peso de aproximadamente 32 toneladas. Após a revitalização, deverá ultrapassar 40 toneladas, em razão da instalação de cobertura e reforços estruturais. Conforme o proprietário da empresa responsável pela obra, Ademir Moreira, as próximas etapas envolvem a remoção de partes não reaproveitáveis, a fabricação da nova estrutura metálica, além de tratamento, pintura, transporte e reinstalação.
“Considerando o porte da ponte e a complexidade da operação, o tempo de execução foi surpreendente. Foram horas de atenção contínua. Agradeço à prefeita Ângela Ghislandi e aos servidores da Prefeitura de Nova Veneza, que atuaram de forma integrada com nossa equipe na organização do trânsito e no apoio logístico”, afirmou.
De modo geral, a obra da Ponte Dei Morosi contará com investimento total de R$ 1,4 milhão, provenientes de recursos próprios da Prefeitura de Nova Veneza. Estão previstos serviços de remoção, recuperação de vigas e travessias metálicas, substituição de elementos estruturais, além de melhorias na pintura, iluminação e instalação de cobertura metálica.
Entre no nosso canal no WhatsApp e receba todas as notícias na palma da sua mão -> Acesse aqui, é gratis!







