Eleições 2026: TRE e Alesc lançam campanha contra violência e desinformação

Da Redação | Florianópolis (SC)

Com a presença do mascote Pilili, símbolo das urnas eletrônicas que completam 30 anos em 2026, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) sediou, nesta quarta-feira (24), o lançamento da campanha “Diálogo e Paz – Eleições 2026”. A iniciativa é coordenada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) e busca estimular uma cultura de respeito, tolerância e responsabilidade durante o processo eleitoral.

A solenidade reuniu o presidente da Alesc, deputado Julio Garcia (PSD), o presidente do TRE-SC, desembargador Carlos Roberto da Silva, deputados estaduais e representantes do Governo do Estado, do Poder Judiciário, do Tribunal de Contas, da imprensa, de partidos políticos e de instituições da sociedade civil. Mais de dez entidades assinaram o Termo de Compromisso da campanha, formalizando a adesão aos princípios do diálogo, da paz e do respeito nas eleições de 2026.

Continua após o anúncio
BANNER PORTAL MAIS SUL (1)
Fim do anúncio

O presidente da Alesc destacou a parceria entre o Parlamento catarinense e a Justiça Eleitoral. “Cada eleição representa um desafio para as instituições. A Assembleia Legislativa tem sido parceira do TRE em todos os pleitos, porque política e eleições caminham juntas. Estamos apoiando uma campanha que busca incentivar o respeito, o diálogo e a paz durante o processo eleitoral”, afirma Julio Garcia.

O deputado ressaltou ainda que as disputas não podem comprometer a convivência democrática. “Após o encerramento das eleições e a definição dos resultados, todos nós devemos integrar um único partido: o partido de Santa Catarina. Queremos uma campanha limpa, respeitosa e que termine em paz, como preconiza a democracia”, declarou.

Para o presidente do TRE-SC, desembargador Carlos Roberto da Silva, a assinatura do termo representa um compromisso efetivo com os valores democráticos. “A assinatura demonstra o compromisso público dos partidos políticos e das organizações da sociedade com os valores estruturantes da democracia, garantindo o respeito, a observância das cotas de gênero e raça e a busca por mecanismos consensuais de resolução de conflitos”, afirma.

O desembargador reforçou a importância de um ambiente eleitoral saudável. “As eleições devem representar uma festa cívica, uma festa da democracia, e não um momento de acirramento que possa prejudicar a livre escolha do eleitor”, destacou.

Urnas eletrônicas e a Casa da Urna em SC

Carlos Roberto da Silva também abordou a confiabilidade do sistema eletrônico de votação e o combate à desinformação. “Estamos defendendo a idoneidade e a confiabilidade da urna eletrônica, que infelizmente ainda é alvo de dúvidas infundadas. A urna passa por constantes revisões e auditorias. O processo de votação e totalização é seguro, transparente e insuscetível a interferências externas”, explicou.

O desembargador lembrou que Santa Catarina abriga a chamada Casa da Urna, espaço criado pelo TRE-SC em Biguaçu para apresentar à população todas as etapas de preparação e funcionamento dos equipamentos. “Temos orgulho de um sistema que permite a apuração rápida, segura e confiável dos votos em um país de dimensões continentais como o Brasil”, acrescentou, destacando que a urna eletrônica nasceu em Santa Catarina há 30 anos.

Ações previstas pela campanha

Desenvolvida em parceria com instituições públicas, partidos políticos e organizações da sociedade civil, a campanha prevê ações de promoção do diálogo e combate aos discursos de ódio; enfrentamento da violência política de gênero e raça; prevenção ao assédio eleitoral; combate à desinformação; fiscalização das cotas de gênero e raça; e uso ético da inteligência artificial nas campanhas, com vedação absoluta ao uso de deepfakes.

 


Entre no nosso canal no WhatsApp e receba todas as notícias na palma da sua mão -> Acesse aqui, é gratis!

 


 

Leia também