Criciúma avança no planejamento da arborização urbana com projeto aprovado pelo Legislativo

Da Redação | Criciúma (SC)

A Câmara de Vereadores de Criciúma aprovou, durante a Sessão Ordinária desta terça-feira (22), um Projeto de Lei de autoria do vereador Júlio César Silvano Bittencourt (PT), que estabelece diretrizes para a elaboração e implementação do Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU).

O projeto prevê que o plano seja elaborado pelo Poder Executivo como instrumento de planejamento e gestão para a implantação, preservação, manejo e expansão da arborização urbana no município. Entre os objetivos estão o estabelecimento de diretrizes técnicas para o plantio e manejo das árvores, a melhoria da qualidade de vida, o equilíbrio ambiental e a preservação da biodiversidade.

Continua após o anúncio
BANNER PORTAL MAIS SUL (1)
Fim do anúncio

O texto também prevê a participação da comunidade e de especialistas na elaboração do plano, por meio de consultas, audiências públicas e outras formas de contribuição. Entre as ações previstas estão o diagnóstico da arborização do município, critérios para escolha de espécies, com prioridade para as nativas, a identificação de áreas prioritárias e regras para o plantio e a manutenção de árvores em ruas, praças, parques e outros espaços públicos.

A proposta foi discutida em audiência pública realizada em agosto, quando foram apresentados aspectos relacionados ao planejamento da arborização e às características ambientais do município. Na ocasião, o vereador Júlio destacou a importância de reunir diferentes setores para discutir a construção do plano.

“Uma das primeiras ações que tomei ao assumir foi chamar uma audiência pública para discutir o tema com diferentes setores. O plano será um instrumento para organizar o plantio, a poda e a supressão, além de trazer um diagnóstico das espécies existentes e das mais adequadas para cada local. É um primeiro passo para a construção de um plano completo para o município”, destacou Júlio.

Segundo o vereador, a proposta também busca incentivar a participação da população e fortalecer as ações de arborização no município. Aprovado um dia após o Dia Mundial da Árvore, o projeto segue para as próximas etapas pelo Poder Executivo, dando início à construção de um planejamento específico para a arborização urbana de Criciúma.

 


Entre no nosso canal no WhatsApp e receba todas as notícias na palma da sua mão -> Acesse aqui, é gratis!

 


 

Leia também