Minha Vacina: idosos entre 85 e 89 anos começam a ser vacinados em Criciúma

Criciúma (SC)

Os idosos entre 85 e 89 anos já começaram a receber as primeiras doses da vacina contra a Covid-19. Nesta etapa já foram imunizados 391 idosos, mas àqueles acima de 90 anos seguem sendo vacinados. Os dados e mais o balanço da vacinação no município foram divulgados durante uma live na manhã desta segunda-feira (15), conduzida pelo prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande, o gerente de Vigilância em Saúde, Samuel Bucco, e o vereador, Nícola Martins.

Além disso, faltam 90 pessoas para serem vacinadas com a idade acima de 90 anos. O município destinou mil doses para os idosos, que estão sendo agendadas. Na ocasião, o prefeito lamentou que mais de 30 idosos se recusaram a tomar a dose. “A vacina é a esperança, é a vida. Voluntários de todo o mundo se doaram para fazer os testes, as melhores cabeças trabalharam para desenvolver essa vacina. Ela foi testada em humanos e nenhum se transformou em sapo ou jacaré. Se você tomar, você não vai no hospital com coronavírus, você não vai morrer de coronavírus. Meu apelo é que você aproveite essa oportunidade, é para prolongar sua vida”, frisou o prefeito. As pessoas que se recusarem a tomar a vacina, precisam assinar um termo de responsabilidade. Nesses casos, a pessoa entra na fila de espera.

Continua após o anúncio
BANNER PORTAL MAIS SUL (1)
Mais Sul - 795 x 205 px
Banner 795x205 - Portal Mais Sul - Coopercocal
COOPERALIANÇA-CAMPANHA-CHATBOT-BANNER-SITE- (3) - 795x205
Fim do anúncio

Profissionais da saúde

Conforme o secretário municipal de Saúde, 4.104 doses foram designadas aos profissionais da saúde. “Precisamos o mais rápido possível que os profissionais da saúde sejam imunizados. No nosso momento mais crítico, tivemos um afastamento 20% dos trabalhadores da saúde no município. Vale lembrar que estamos seguindo o Plano Municipal da Vacinação, que acompanha as regras nacionais. O andamento das próximas etapas depende das doses recebidas do Governo Federal”, ressaltou o secretário.

O município seguiu os critérios de trabalhadores da saúde que atuam no combate à pandemia, profissionais acima de 60 anos até acima de 40 anos, e profissionais com comorbidades, independe da idade. Além dos idosos institucionalizados e os deficientes institucionalizados.

Cadastro no site Minha Vacina

Durante a live, o prefeito reforçou que a população deve realizar o seu cadastro no site Minha Vacina (minhavacina.criciuma.sc.gov.br). Até o momento, a plataforma tem o registro de 36.265 cadastros. “É bem fácil de fazer o cadastro. É importante que todos façam, mesmo que agora não receba a vacina, mas é importantíssimo. Se tiver dificuldades, pode ir até as unidades de saúde”, completou Salvaro. 

Dados da vacinação em Criciúma:

Primeira dose

Profissionais de saúde = 3813 (60%)

Idosos em asilos = 198 (100%)

Pessoas com deficiência institucionalizadas = 23 (100%)

Idosos acima de 90 anos = 253 (76,44%)

Idosos entre 85 e 89 anos = 391 (36,89%)

Segunda dose

Profissionais de saúde = 629

Idosos em asilos = 144

Leia também