Médico de Criciúma tem pesquisa publicada em revista científica internacional

Criciúma (SC)

A osteoartrite é conhecida como o desgaste do tecido de proteção nas extremidades dos ossos, que ocorre gradualmente e piora ao longo do tempo. Ao todo, 250 milhões de pessoas em todo o mundo são afetadas pela doença. Com o intuito de buscar novas alternativas para o tratamento da doença, o médico ortopedista Mário César Búrigo Filho  desenvolveu um estudo na área. A pesquisa foi selecionada para a revista internacional, Journal Of Orthopaedic Research.

O objetivo do procedimento é produzir um modelo experimental mecânico de osteoartrose dividido na aplicação de ácido hialurônico, chamado viscosuplementação, e  em ácido hialurônico associado a nanopartículas de ouro. “A pesquisa demonstrou que a associação do ácido hialurônico com a partícula de ouro potencializou o efeito anti-inflamatório e de reparo residual na melhora do controle da artrose e artrite na articulação”, comemora o pesquisador que atua na Levve Ortopedia e é preceptor e um dos fundadores do programa de residência médica em ortopedia e traumatologia no Hospital São José.

Continua após o anúncio
BANNER PORTAL MAIS SUL (1)
Mais Sul - 795 x 205 px
Banner 795x205 - Portal Mais Sul - Coopercocal
COOPERALIANÇA-CAMPANHA-CHATBOT-BANNER-SITE- (3) - 795x205
Fim do anúncio

Segundo o médico, a associação dos processos facilita a entrada da medicação e assim a atuação da molécula. O estudo foi realizado com a retirada do menisco medial, cartilagem responsável pelo amortecimento do joelho, de ratos com foco nos fatores de proteção e diminuição da resposta inflamatória articular. A pesquisa foi desenvolvida no  Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), sob coordenação do professor doutor, Paulo Silveira.


Quer receber as notícias na palma da sua mão? Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.


 

Leia também