Há 18 anos no Sul, cooperativas da agricultura familiar trazem extensão rural à cidade 

Criciúma (SC)

A agricultura familiar é um importante pilar do desenvolvimento de Santa Catarina. Uma de suas características especiais? Ser uma produção realizada pela mão de obra de uma família. Na região Sul do Estado, a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) acompanha 25 cooperativas da Agricultura Familiar. Elas estarão presentes na 11ª edição da AgroPonte, feira realizada de 17 a 21 de agosto, no Pavilhão de Exposições José Ijair Conti, em Criciúma.

Esse setor é um dos responsáveis pela produção dos alimentos que são disponibilizados para o consumo da população brasileira. Além disso, o agricultor familiar tem uma relação particular com a terra, seu local de trabalho e moradia. 

Continua após o anúncio
BANNER PORTAL MAIS SUL (1)
Mais Sul - 795 x 205 px
Banner 795x205 - Portal Mais Sul - Coopercocal
COOPERALIANÇA-CAMPANHA-CHATBOT-BANNER-SITE- (3) - 795x205
Fim do anúncio

A diversidade produtiva também é uma característica marcante desse setor, que muitas vezes alia a produção de subsistência a uma produção destinada ao mercado. “Acredito que o trabalho e a importância das cooperativas se fundem. O trabalho é viabilizar a comercialização dos produtos da Agricultura Familiar de forma coletiva”, explica Marcelo Pedroso, coordenador do programa de gestão de negócios e mercados do Sul catarinense da Epagri. 

Conforme Pedroso, nas cooperativas presentes na AgroPonte, a Epagri está envolvida desde suas fundações, até o momento atual, auxiliando inclusive na montagem dos estandes durante a feira. “A Epagri presta assistência técnica e extensão rural nas propriedades familiares, além de outras tantas orientações, estimula às famílias a se organizarem para a comercialização dos seus produtos, em sua maioria agroindustrializados, que acaba culminando muitas vezes na constituição de uma cooperativa”, reforça.

A agricultura familiar é profissão

No Brasil, a agricultura familiar é reconhecida como profissão após aprovação da lei nº 11.326, de julho de 2006. Ela é constituída de pequenos produtores rurais assentados da reforma agrária, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores. O setor se destaca pela produção de milho, raiz de mandioca, pecuária leiteira, gado de corte, ovinos, caprinos, olerícolas, feijão, cana, arroz, suínos, aves, café, trigo, mamona, fruticulturas e hortaliças.

O Sul de Santa Catarina conta atualmente com 25 cooperativas, e destas, 11 estarão na AgroPonte junto com outras associações e grupos informais que também atuam na área da agricultura familiar.

Veja quais são as Cooperativas do Sul de Santa Catarina

Coofanove
Coofasul
Nosso Fruto
Coopafi
Coopersombrio
Coonafor
Cooper Morro Da Fumaça
Nova Vida
Coopervida
Cooperbelluno
Agreco
Coperrica
Cooperlagos
Cooperfamília
Cooperação
Producoper
Cooperazul
Coopervale
Coopernova
Coopervalesul
Coopersertão
Cooperfale
Coopercolméia
Central Sul Sc (Central De Cooperativas)
Coopercafes (Central De Cooperativas)


Quer receber as notícias na palma da sua mão? Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.


 

Leia também