Iluminação pública de Içara passa por primeira etapa de modernização

Içara (SC)

A primeira etapa de modernização da iluminação pública de Içara já iniciou. O trabalho realizado pela Ilumina Içara substitui lâmpadas convencionais por luminárias de LED, gerando mais economia e segurança nas ruas da cidade. Ao todo, são 1800 pontos sugeridos nesta fase, deste número 298 ainda estão em definição no Conselho Gestor de Parcerias Públicos Privadas (CGPPP). As instalações iniciaram no último dia 2 e devem ser finalizadas em dezembro deste ano.

O primeiro bairro contemplado foi Morro Bonito, onde está localizado o principal ponto turístico de Içara, o Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus. “O trabalho está funcionando através de um cronograma pré-definido em cima das classificações das vias, cada rua tem uma classificação determinada, em cima disso montamos o cronograma. A princípio serão feitas primeiro as ruas de maior tráfego e posteriormente as ruas de residência”, destacou o diretor operacional da Ilumina, Diego Besen.

O cronograma de instalações deve seguir três características, como o tráfego da via, problemas de criminalidade e prioridades levantadas pelo Conselho Gestor. “Içara hoje não atende as normas de iluminação e a cidade está escura. Então a meta é mais do que dobrar o fluxo luminoso em todas as ruas do município, trazendo mais segurança, favorecendo a usabilidade da cidade durante a noite para a população”, frisou o diretor administrativo da Ilumina Içara, Leandro Novelli.

A revitalização na iluminação pública de Içara realizada pela empresa, traz maiores benefícios tanto para o setor público quanto para os munícipes. “Esta transformação nas ruas da cidade deve proporcionar maior qualidade na iluminação, além disso a luminária LED traz mais economia, podendo atingir no mínimo 60% de redução na conta de energia da iluminação pública”, comentou Besen.

De acordo com Novelli, a execução da obra será rápida e a meta é concluir em dezembro. “Nesse processo serão substituídas todas as luminárias da cidade, inclusive as que já são em LED antigo, que não estão dentro da norma atual. Essa mudança deve trazer mais de 60% de eficiência em relação ao que já temos instaladas na cidade”, explicou o diretor administrativo.


Quer ficar bem informado? Clique aqui e participe do nosso grupo do WhatsApp.


 

Leia também