Obrigatoriedade de audiência pública para aumento de imposto é aprovada em Criciúma

Criciúma (SC)

De autoria do vereador Nícola Martins, o Projeto de Lei 51/2023 foi aprovado no plenário da Câmara Municipal de Criciúma, nessa terça-feira (20). O texto obriga a realização de audiência pública, pelo poder público municipal, para o reajuste da base de cálculo e alíquota dos tributos.

Na prática, o cidadão terá a chance de opinar sobre o aumento de impostos, sempre que o Município cogitar fazê-lo. E, de acordo com Nícola, além de estimular a maior participação popular e empresarial em tomada de decisões, a medida deve aumentar a transparência para o contribuinte. “O Município vai explicar a necessidade de aumento da carga tributária e prever o impacto que causará à população”, explica o parlamentar, lembrando que a audiência necessariamente não impede o aumento, mas amplia o debate.

Continua após o anúncio
BANNER PORTAL MAIS SUL (1)
Mais Sul - 795 x 205 px
Banner 795x205 - Portal Mais Sul - Coopercocal
NovaCamara_BannerWeb
COOPERALIANÇA-CAMPANHA-CHATBOT-BANNER-SITE- (3) - 795x205
Fim do anúncio

Giovana Mondardo requer reforma do refeitório da Escola Honório Dal Toé

Giovana Mondardo (PCdoB) tem um questionamento ao chefe do poder executivo. A vereadora quer saber se há previsão para a reforma do refeitório da EMEIEF Honório Dal Toé, localizada no Bairro Verdinho. De acordo com ela, em períodos chuvosos, o refeitório e outros espaços da escola ficam completamente inutilizáveis.

Ainda ao executivo, Giovana pergunta quais ações estão sendo desenvolvidas para atender pessoas em situação de rua de Criciúma. Para ela, a informação é necessária para um melhor atendimento da população mais vulnerável nesta época do ano em que as temperaturas se aproximam da casa do 0 grau, podendo causar hipotermia e outros problemas de saúde decorrrentes da exposição às baixas temperaturas.

Câmara de Criciúma aprova o Dia Municipal do Protetor de Animais

De autoria do vereador Manoel Rozeng (PP), o Projeto de Lei 54/2023, que institui o Dia Municipal do Protetor de Animais, acaba de ser aprovado no plenário da Câmara Municipal de Criciúma. Anualmente, o dia 20 de agosto vai conscientizar a população sobre a importância do protetor à saúde pública e para a defesa e promoção dos direitos dos animais.

Câmara de Criciúma derruba veto parcial ao PL Anticensura

O plenário da Câmara Municipal de Criciúma acaba de derrubar o veto parcial, de autoria do poder executivo, ao PL 33/2023 (especificamente no parágrafo único do artigo 3º). O projeto, do vereador Nícola Martins, proíbe o bloqueio ou restrição de usuário e a destivação de comentários em publicações nas contas oficiais e em redes sociais dos órgãos da administração direta ou indireta do município de Criciúma.


Quer receber as notícias na palma da sua mão? Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.


 

Leia também