Presidente do Lide Mulher, Larissa Linhares compartilha inspirações na Unesc

Criciúma (SC)

A empresária, jornalista e especialista em gestão de marcas, Larissa Linhares, provocou reflexões importantes sobre empreendedorismo durante o evento focado em estratégias para marcas em 2024, realizado no Auditório Ruy Hulse da Universidade, na noite desta quinta-feira (30/11). O evento é alusivo ao Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino, celebrado no último dia 19.

Durante a palestra, realizada por meio do eixo temático Empreende Mulher, do Hub Unesc Connect, Larissa enfatizou que empreender vai além de resolver problemas e atender desejos. Ela ressaltou a importância de escolher empreender com base em convicções profundas, destacando a necessidade de um propósito que vai além do lucro e que oriente todas as decisões de negócios.

Continua após o anúncio
BANNER PORTAL MAIS SUL (1)
IPTUCRI-Mais Sul - 795x205
P1_B2
Banner 795x205 - Portal Mais Sul - Coopercocal - Fev24
COOPERALIANÇA-CAMPANHA-CHATBOT-BANNER-SITE- (3) - 795x205
IPTU ICARA 2024 - Alterando
Fim do anúncio

Além disso, Larissa sublinhou a relevância da autenticidade, destacando que ser autêntico exige coragem e um trabalho interno de autoconhecimento para estabelecer conexões verdadeiras.

“Essa imagem que a empresa projeta no mercado e age de acordo se chama reputação. E o resultado é uma conexão emocional tão forte com o público, que torna a marca memorável, gerando, inclusive, lealdade ‘ad aeternum’ nos consumidores. Os famosos lovers da marca”, disse a palestrante.

Larissa enfatizou a importância da consistência como o ritmo da marca. Ela ressaltou que, embora o planejamento deva ser flexível, a essência da marca deve permanecer inabalável, e mencionou ainda uma das tendências de 2024 que é storytelling: a alma da marca. “Contar histórias autênticas sobre sua empresa, a origem, os desafios e conquistas é uma das formas mais poderosas de conectar-se emocionalmente com o público”, comentou.

Ouvir as inspirações de Larissa, para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, foi um incentivo para si e para todas as pessoas que empreendem com propósito. “Tenho certeza de que quem pôde presenciar essa fala levou muitas reflexões, inspirações e ideias para seus negócios e duas vidas pessoais. Finalizamos os eventos voltados à Inovação com um excelente compartilhamento”, avaliou.

Tendências e inspirações

Larissa Linhares, que é presidente do Grupo de Mulheres Líderes Empresariais (LIDE), abordou ainda o conceito de economia prateada, um novo mercado decorrente da crescente longevidade. “Com o aumento da expectativa de vida, estamos testemunhando a criação de negócios voltados para uma população mais longeva. Em Santa Catarina, o estado brasileiro com o maior número de centenários, essa realidade se torna ainda mais evidente”, observa.

Como empresária e profissional ativa, a convidada trouxe ainda o tema Environmental, Social and Governance (ESG) que se firma como uma das tendências de maior crescimento e destaque no cenário organizacional atual. Ela também ressaltou a importância do momento em relação à equidade de gênero, especialmente nos cargos de liderança.

“O público, atualmente, não aceita marcas que não promovam a inclusão e a igualdade de gênero. Os modelos de gestão tóxicos e autoritários já não têm mais espaço, sendo exigido respeito, diversidade e atenção por parte das lideranças”, disse.

Larissa ainda destacou que nesse contexto, a tendência é de que as mulheres conquistem cada vez mais espaços de destaque nas empresas, não apenas com o objetivo de aumentar os lucros, mas também para trazer equilíbrio às estruturas corporativas e aproveitar as características intrínsecas das mulheres diante dos desafios corporativos.

“Empresas que promovem mulheres a cargos de liderança não apenas melhoram sua imagem e reputação, mas também apresentam um desempenho financeiro até 21% superior, segundo um relatório da McKinsey”, finalizou.

Inovação

A gerente de Inovação e Empreendedorismo da Universidade, Elenice Padoin Juliani Engel, expressou também a satisfação ao encerrar os eventos do Unesc Connect do ano com um tema relevante e a presença de uma convidada ilustre que discutiu as tendências de marketing e do mercado visando 2024. Ela também enfatizou a importância do hub de inovação, composto por 10 eixos temáticos, incluindo o Empreende Mulher.

“Deixamos um convite especial não apenas para aquelas que desejam empreender, mas também estendemos o convite para os homens interessados. O tema é fundamental e todo empreendedor necessita de apoio. É fundamental que as mulheres empreendedoras tenham acesso a suporte, conhecimento, experiência e oportunidades”, disse.

“O Hub de Inovação Unesc Connect está de braços abertos, agradecendo a presença de todos e comprometido em oferecer suporte e recursos para o desenvolvimento empreendedor”, complementou Elenice.

Sobre a palestrante

Larissa Linhares, além de presidente do Grupo de Mulheres Líderes Empresariais (LIDE), é fundadora e CEO da agência LL/Comunicação, atendendo empresas nos Estados Unidos, Europa e Brasil. 

Possui MBA em Gestão Cultural, Comunicação Pública e Empresarial e em Marketing pela FGV. Ocupou cargos estratégicos em TVs, rádios e jornais de SC e foi correspondente de veículos no país e no exterior. Foi Diretora de Comunicação e Marca da ADVB/SC (2015-2019), liderou a Comunicação Corporativa do Grupo RBS (NSC) em SC, DETRAN, Prefeitura de São José, Fundação CERTI, Sapiens Parque, entre outras diversas empresas e organizações onde atuou como Executiva de Comunicação e Marketing. Registra em seu portfólio a gestão de momentos históricos nestas áreas.


Quer ficar bem informado? Clique aqui e participe do nosso grupo do WhatsApp.


 

Leia também