Estudantes de Criciúma embarcam para competição de matemática na Tailândia

Criciúma (SC)

Nesta segunda-feira (19), oito estudantes da rede municipal de ensino de Criciúma embarcaram para uma empolgante jornada do conhecimento em Bangkok, na Tailândia. O palco dessa experiência será a International Talent Mathematics Contest (ITMC), programada para ocorrer entre quinta-feira (22) e sábado (24). Este é o terceiro ano em que estudantes da rede municipal de Criciúma participarão de uma Olimpíada Internacional de Matemática. A prova será individual, contendo 30 questões em língua inglesa, que devem ser resolvidas em 90 minutos.

A seleção dos estudantes foi feita utilizando como critério os resultados de uma outra olimpíada de origem francesa, a Matemática sem Fronteiras, cuja versão brasileira é organizada pela RedePOC do Conhecimento. Os estudantes das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) Filho do Mineiro e Hercílio Amante, que foram premiados com a medalha de ouro, participaram de uma segunda seletiva que ocorreu em dezembro, por meio de uma prova nos mesmos moldes da ITMC.

Continua após o anúncio
BANNER PORTAL MAIS SUL (1)
Mais Sul - 795 x 205 px
Banner 795x205 - Portal Mais Sul - Coopercocal
COOPERALIANÇA-CAMPANHA-CHATBOT-BANNER-SITE- (3) - 795x205
Fim do anúncio

O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, acompanhou o embarque dos representantes criciumenses. “Os investimentos em educação prepararam nossos alunos para desafios globais, levando o nome de Criciúma para o mundo. Estamos confiantes de que nossos matemáticos representarão muito bem nossa cidade. Que essa experiência seja enriquecedora para cada um, inspirando outros estudantes a perseguirem seus sonhos e alcançarem alturas extraordinárias”, destaca.

“Possibilitar que nossos estudantes mostrem ao mundo os seus talentos e habilidades é motivo de muito orgulho para a Secretaria Municipal de Educação. Buscamos, sempre, incentivar o interesse e a participação dos estudantes em eventos científicos, a partir de projetos inovadores, fazendo com que eles se empenhem para voar cada vez mais alto”, conta o secretário municipal de Educação, Celito Cardoso.

Os oito estudantes selecionados estão matriculados no 5º e 7º anos e têm se dedicado intensamente desde o convite para competir na ITMC. Durante os encontros do Clube da Matemática, os participantes resolvem questões de concursos da ITMC de anos anteriores, estudam conceitos matemáticos e estratégias de resolução de problemas.

Além disso, os representantes de Criciúma participam de um programa intensivo de inglês, com o objetivo de compreender os enunciados das questões e, também, adquirir habilidades comunicativas para interagir no país de realização da prova. “Estou bastante confiante, porque temos nos preparado para este momento e recebemos o apoio e incentivo das pessoas ao nosso redor. Temos grandes chances de conquistar medalhas”, relata a estudante da EMEB Filho do Mineiro, Maria Cecília de Souza João.

Educação para além das fronteiras

Prezando pelo ensino de qualidade, o Governo de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Educação, investe todos os anos em estruturas e novas tecnologias nas escolas da rede municipal. A excelência da educação pública do município também é percebida a partir do desempenho dos estudantes em competições nacionais e internacionais.

Em 2018, Criciúma marcou sua estreia em uma olimpíada internacional através da representação de três estudantes do Clube de Matemática da EMEB Jorge da Cunha Carneiro. A participação pioneira ocorreu na Asia International Mathematical Olympiad (AIMO), também realizada na Tailândia. Na oportunidade, os estudantes conquistaram duas medalhas de bronze.

No ano seguinte, em 2019, o número de selecionados foi ampliado para nove estudantes das EMEBs Dionízio Milioli, Jorge da Cunha Carneiro e Profª. Lili Coelho, que viajaram até Taiwan para participar da AIMO e retornaram ao Brasil com duas medalhas de prata e quatro de bronze. “Para além da conquista de medalhas, cada participante vivencia experiências enriquecedoras que tem um impacto significativo em suas vidas”, ressalta a coordenadora de Matemática da Secretaria Municipal de Educação, Karine Calegari Mrotskoski.

O entusiasmo pela matemática

A Secretaria Municipal de Educação, buscando incentivar o entusiasmo pelo estudo da matemática, promove algumas ações como o projeto Clube de Matemática. “O projeto mostra um jeito divertido de estudar matemática, despertando o gosto e o interesse pelos estudos. A participação em olimpíadas é uma das atividades propostas nos clubes por desenvolver habilidades importantes como a concentração, controle do tempo e relacionar nas questões, diversos conceitos matemáticos. Os resultados dos estudantes inspiram e orgulham seus colegas de escola, mostrando que é possível alcançar grandes realizações por meio da dedicação à educação”, completa Karine.

Participam dos Clubes de Matemática estudantes do 5º ano e anos finais do Ensino Fundamental das escolas municipais de Criciúma. O projeto oferece a oportunidade de explorar a matemática para além do currículo convencional, numa abordagem lúdica e divertida, em encontros que acontecem no contraturno das aulas.


Quer ficar bem informado? Clique aqui e participe do nosso grupo do WhatsApp.


 

Leia também