Cães e cavalos aliados ao tratamento do autismo: PM de Criciúma e Ama-Rec firmam parceria

Criciúma (SC)

O 9º Batalhão de Polícia Militar em Criciúma firmou uma parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Autistas da Região Carbonífera (Ama-Rec). O Termo de Cooperação Técnica para o desenvolvimento de tratamentos terapêuticos de cinoterapia e equoterapia foi assinado na tarde dessa segunda-feira (1º), na sede do batalhão.

Este projeto, cujo lançamento coincide com o início do mês de conscientização sobre o autismo (abril azul), busca utilizar animais em atividades terapêuticas. A equoterapia, por exemplo, é um método de reabilitação que emprega o cavalo para auxiliar no desenvolvimento das atividades motoras, cognitivas, sensoriais, psicológicas e sociocomunicativas de pessoas com necessidades especiais.

Continua após o anúncio
BANNER PORTAL MAIS SUL (1)
Mais Sul - 795 x 205 px
Banner 795x205 - Portal Mais Sul - Coopercocal
COOPERALIANÇA-CAMPANHA-CHATBOT-BANNER-SITE- (3) - 795x205
Fim do anúncio

Por outro lado, a cinoterapia, que é assistida por cães, é eficaz na promoção de comportamentos de autorregulação adaptativos. Ela proporciona uma sensação de conforto e bem-estar através da interação entre o animal e a criança, permitindo que a criança desenvolva confiança por meio do contato com o terapeuta canino.

Foto: Polícia Militar.


Quer ficar bem informado? Clique aqui e participe do nosso grupo do WhatsApp.


 

Leia também