Unesc oferece consultoria empresarial gratuita para pequenos negócios em Criciúma

Criciúma (SC)

Estão abertas as inscrições para o Plano 60 Dias da Unesc, um programa que oferece consultoria empresarial gratuita para empreendedores de Criciúma e região. O projeto é uma iniciativa da Universidade por meio do curso de Administração. A intenção é que os participantes aprendam desde a modelagem de um negócio até as práticas de gestão para atuar no mercado. 

Segundo o coordenador do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc, professor Leonel Luiz Pereira, podem participar do projeto proprietários de micro e pequenas empresas, futuros e novos empreendedores. “Toda consultoria é feita pelos acadêmicos da oitava fase de Administração. São alunos que estão prestes a concluir a graduação e que, em dupla, durante dois meses vão ouvir as demandas dos empreendedores e buscar soluções para melhorar os negócios, sempre sob a supervisão do professor da disciplina”, explica.

Continua após o anúncio
BANNER PORTAL MAIS SUL (1)
Mais Sul - 795 x 205 px
Banner 795x205 - Portal Mais Sul - Coopercocal
COOPERALIANÇA-CAMPANHA-CHATBOT-BANNER-SITE- (3) - 795x205
Fim do anúncio

Os participantes são atendidos de forma individual e os encontros acontecem presencialmente, uma vez por semana, no campus da Universidade. Para se inscrever, basta o interessado preencher o formulário neste link (https://www.unesc.net/portal/capa/index/494/8331/ )

Consultoria impulsionou negócios

Maria Aparecida Sutille trabalha com produtos artesanais e viu no Plano de 60 Dias uma oportunidade de melhorar os negócios. “Eu havia me mudado para região há poucos meses e entrei no site da Unesc procurando cursos, quando encontrei o programa. Foi um tempo muito bom, produtivo e valeu muito a pena para o meu negócio. A equipe foi muito atenciosa comigo e depois de participar eu consegui novas parcerias e fui procurada por mais empresas e novos clientes. Indico e recomendo que todo mundo participe porque o retorno é maravilhoso”, comemora a participante. Maria trabalha com produtos artesanais como velas aromáticas, água para lençois, sachês perfumados e aromatizadores de ambientes.

O Plano pode ser feito por empresas de qualquer ramo. José Luis Nascimento Junior tem uma clínica odontológica e de harmonização facial desde 2004 e participou do programa no semestre passado. “Às vezes nós, empreendedores, temos o conhecimento só do dia a dia e, pela correria, acabamos desconhecendo toda a potencialidade da própria empresa. Por isso, eu achei o curso bem interessante. As aulas e os exercícios foram fundamentais para ampliar a visão do negócio”, destaca.

Graduação Multi prepara acadêmicos e potencializa comunidade

O Plano de 60 dias é um dos projetos do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc. Segundo a gerente da Agência de Inovação (Aditt), professora Elenice Engel, a intenção é fomentar negócios já existentes e dar suporte profissional aos empreendedores de toda região. “Queremos auxiliar essas empresas, independente do tamanho e do ramo de negócio, na autossustentação, de forma que elas consigam crescer no mercado e expandir os seus negócios. São projetos para aquela empresa que já está em operação, mas que precisa de uma série de mentorias, de formação, capacitação, para que consiga ter sucesso. Para isso, o Núcleo de Empreendedorismo oferece, por meio de profissionais especializados, professores e profissionais com experiência de mercado, essas consultorias ou mentorias em várias áreas”, ressalta.

Para a reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta, o modelo de ensino chamado de Graduação Multi,  proporciona para os acadêmicos o aprendizado aliado a experiências que os preparam para o mercado. “São projetos reais como este que fazem com que o acadêmico possa ter experiências práticas, ao mesmo tempo em que serve e auxilia a comunidade. Assim promovemos um impacto positivo na sociedade, na formação do aluno e nas empresas participantes, com uma estrutura que somente uma Universidade Comunitária pode oferecer”, destaca a reitora.

Leia também