Criciúma (SC)
Personalidades que se destacam em diferentes áreas de negócios foram homenageadas pelo Núcleo da Mulher Empresária da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) nessa terça-feira, 13. Em uma solenidade marcada pela emoção, Léa Augusto, Miriam Barp, Zenaide Corrêa Rocha e Marion Nagel Backes receberam o Prêmio Mulher Empresária em sua terceira edição.
“As homenageadas dessa noite são uma grande fonte de inspiração para muitas outras mulheres que buscam percorrer o caminho do empreendedorismo. Em 27 anos de atuação, o Núcleo da Mulher Empresária tem trabalhado incansavelmente para que as mulheres assumam o papel de protagonistas”, enaltece o presidente da Acic, Valcir José Zanette.
Continua após o anúncio
Fim do anúncio
“Estimular as mulheres a assumir posições de liderança e a empreender é apoiar um movimento em constante crescimento. Hoje, elas estão à frente de muitos dos novos negócios abertos no Brasil, demonstrando sua força e inovação no cenário empresarial”, reforça Zanette.
A premiação foi criada pelo Núcleo da Mulher em 2022, celebrando os 25 anos de atuação, e leva em consideração a história empresarial, a evolução dos negócios e os diferenciais como empreendedoras.
“Ao pensarmos neste prêmio, consideramos mulheres que estão há muito tempo no mercado, evoluíram, se reinventaram e se dedicam à modernização de seus negócios. Essas mulheres definem tudo isso. São empreendedoras modernas, atuais, estão em constante evolução, alcançando o sucesso”, destaca a coordenadora do Núcleo da Mulher Empresária da Acic, Silvana Preve de Souza.
A coordenadora do Conselho Estadual da Mulher Empresária (CEME), Vanilsa Silvano, também esteve presente no evento e enalteceu o trabalho realizado pelo Núcleo da Mulher Empresária da Acic.
“Atualmente, contamos com quase 3 mil mulheres nucleadas no Conselho, onde aprendemos juntas, inspiradas por mulheres notáveis que, ao longo dos 27 anos do Núcleo de Criciúma, construíram essa história. Hoje, temos o privilégio de colher os frutos do que vocês começaram”, ressalta.
Homenageadas
A trajetória profissional de Léa Augusto começou no final dos anos 1970, como chefe do setor financeiro em uma cooperativa em Siderópolis. Ao longo dos anos, a cidade enfrentou uma grande crise econômica, levando Léa a se reinventar. Foi então que ela começou a costurar cortinas, sozinha nos fundos de sua casa, dando início à Léa Cortinas.
“Quero expressar minha mais profunda gratidão ao Núcleo da Mulher Empresária pela honra de ser reconhecida ao lado de mulheres tão inspiradoras. Sem dúvida, um momento especial na minha trajetória. Esse reconhecimento não é apenas o reflexo do meu trabalho, mas de toda a dedicação da equipe da Léa Cortinas, que se empenha diariamente para alcançar a excelência. Agradeço a todos os colegas, parceiros e clientes que têm confiado e apoiado a nossa jornada”, disse Léa, com a voz embargada após assistir um vídeo com o depoimento da família.
O Prêmio deste ano reconhece também o trabalho da empresária Miriam Barp, a Miroca, como é conhecida, proprietária da Algodão Doce.
Há 44 anos, Miriam Barp abriu sua primeira loja, “A Cegonha”, que já mostrava a essência dessa mulher: marcas únicas e um gosto irreverente. Após oito anos, nasceu a primeira “Algodão Doce”, no “calçadão”.
“Quero agradecer ao meu marido, à minha família, aos amigos e ao Núcleo da Mulher Empresária por me honrarem com esse prêmio. Minha trajetória foi marcada por muita persistência, até chegarmos onde estamos”, compartilha.
Filha de cabeleireira, Zenaide Corrêa Rocha, mais conhecida por Zazá, iniciou na profissão aos 12 anos e, aos 15 anos, já era reconhecida em Criciúma na arte dos penteados.
“Aos jovens e a todos que desejam vencer e alcançar o sucesso: é essencial ter muito amor pelo que fazemos, seguido de foco, eu quero, eu vou, e eu consigo”, frisa Zazá.
Surpresa
O Núcleo da Mulher Empresária preparou uma surpresa para a noite de homenagens, ao reconhecer a integrante e ex-coordenadora do núcleo, Marion Nagel Backes. Pelos seus anos de dedicação, a empresária também recebeu o troféu que simboliza a terceira edição do prêmio, idealizado e confeccionado pela artista plástica Simone Coelho.
A advogada Marion Nagel Backes, ao lado do marido, possui há 50 anos o escritório Werner Backes Advogados Associados. Foi coordenadora do Núcleo da Mulher Empresária na gestão 2012-2013. Também é membro efetivo do Observatório Social de Criciúma. Bastante emocionada, Marion expressou sua gratidão pela homenagem.
“Eu realmente não esperava receber esse reconhecimento. Agradeço às minhas amigas nucleadas por essa linda surpresa. Tenho um grande prazer em estar envolvida com o Núcleo e em contribuir para sua causa. Sou profundamente grata à minha família, que sempre compreendeu meu compromisso com a Acic, mesmo quando precisei me ausentar de casa. Criciúma me acolheu de forma tão calorosa, e acredito que nosso trabalho vai além das responsabilidades profissionais. É essencial também se dedicar à cidade e à comunidade para tornar o lugar melhor para todos”, coloca.