Florianópolis (SC)
O Governo de Santa Catarina, em parceria com a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), lançou o programa de formação continuada para professores da rede pública estadual. A cerimônia de lançamento ocorreu na noite dessa quinta-feira (30), em Florianópolis, com a presença do governador Jorginho Mello e da secretária de Estado interina da Educação, Patrícia Lueders.
O governador Jorginho Mello destaca a importância da iniciativa como parte do programa Universidade Gratuita, que visa aprimorar a qualificação dos professores e, consequentemente, o ensino oferecido aos alunos. “Essa contrapartida que as universidades estão dando aos educadores estaduais, aos professores, em parceria com a Secretaria da Educação, é um dos compromissos que fazem parte do programa Universidade Gratuita: fazer a qualificação dos professores, a atualização dos professores para que eles possam ser supridos com o conhecimento, com novidades de cada área e eu não tenho dúvida que as universidades vão fazer isso com excelência”, afirma.
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A secretária Patrícia Lueders ressalta que a formação continuada é um passo importante para consolidar Santa Catarina como um dos estados pioneiros no fortalecimento da formação dos professores. “Hoje é um dia memorável para a educação catarinense, a gente inicia a formação continuada, permanente com a ACAFE. Uma das contrapartidas do Universidade Gratuita é a formação continuada e para os nossos mais de 80 mil professores que estarão diretamente com os nossos 520 mil estudantes”, declara.
A presidente da Acafe e reitora da Unesc, Luciane Ceretta, explica que o programa prevê 60 horas de qualificação por semestre para cada professor. “Nós reunimos aqui os coordenadores das 37 coordenadorias regionais do estado. Eles estarão o dia todo amanhã também em capacitação e na semana que vem nós iniciamos para 100% dos professores do estado. Cada professor do estado terá 60 horas de qualificação por semestre”, explica.
Durante o evento, foram apresentados e debatidos temas como raciocínio matemático e letramento, o cenário atual do programa Universidade Gratuita, a relação entre a formação continuada de professores e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), e as melhores práticas de gestão escolar para o avanço dos índices de educação.