Uniformes escolares começam a ser entregues a 528 mil alunos da rede estadual

Florianópolis (SC)

Mais de 528 mil estudantes da rede pública estadual de Santa Catarina começaram a receber uniformes escolares completos pela primeira vez em 14 anos. Os kits individuais, organizados conforme a etapa de ensino, estão em distribuição para 1.038 escolas em todas as regiões do Estado. A entrega ocorre de forma gradual, conforme o cronograma de cada unidade.

O investimento é de R$ 210 milhões, realizado pelo Governo de Santa Catarina por meio da Secretaria de Estado da Educação. Segundo o governador Jorginho Mello, a medida integra um conjunto de ações voltadas à rede estadual. “Estamos realizando uma transformação na educação de Santa Catarina para oferecer material escolar e uniformes de qualidade. Queremos que a escola pública seja a primeira escolha das famílias catarinenses”, afirma.

Continua após o anúncio
BANNER PORTAL MAIS SUL (1)
Fim do anúncio

A iniciativa faz parte do programa Escola Boa, vinculado ao movimento Educação Levada a Sério. De acordo com a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta, a proposta busca ampliar o acesso e fortalecer o vínculo dos estudantes com a escola. “Queremos que todos os alunos sintam-se orgulhosos por estudar em uma escola estadual. Os uniformes promovem essa sensação de pertencimento nas unidades”, declara.

Para estudantes do ensino médio, os kits incluem calça jeans, jaqueta, camisetas de manga curta, meias e tênis. Já para o ensino fundamental e escolas cívico-militares, são entregues camiseta de manga curta, camiseta de manga longa, regata, bermuda, short-saia, calça, jaqueta, moletom, meias e tênis.

Infraestrutura e investimentos

A entrega dos uniformes integra o eixo Escola Boa. Na Escola de Educação Básica Edith Gama Ramos, em Florianópolis, a direção relata mudanças na rotina escolar. “Os pais comentam que este ano está mais tranquilo do ponto de vista financeiro, porque receberam material e uniforme. Também recebemos ar-condicionado e câmeras, o que aumenta a segurança”, afirma a gestora Márcia Zanon Benetti.

Para 2026, estão previstas reformas e ampliações em 199 unidades, construção de 128 ginásios e quadras, climatização de 100% das salas de aula e implantação de 95 parques infantis.

Estudantes também comentam a entrega dos kits. “Eu achei muito legal os uniformes porque é um custo a menos”, afirma o aluno do 8º ano, Bernardo Maciel Rodrigues. O estudante João Venâncio da Silva Lopes, do 9º ano, destaca melhorias na estrutura. “Está mais fresco quando ligamos o ar-condicionado. O material escolar também foi importante porque não precisamos comprar”, declara.

O programa Educação Levada a Sério reúne investimentos totais de R$ 4,1 bilhões, distribuídos em quatro eixos: Escola Boa, Qualifica SC, Transforma SC e CaTec+. As ações incluem melhoria da infraestrutura, formação de professores, qualificação da aprendizagem e ampliação do ensino técnico e profissional.

 


Entre no nosso canal no WhatsApp e receba todas as notícias na palma da sua mão -> Acesse aqui, é gratis!

 


 

Leia também