Noventa anos do Lapagesse são destacados em Sessão Especial da Câmara de Criciúma

Criciúma (SC)

Os 90 anos da Escola de Ensino Fundamental Professor Lapagesse serão destacados pela Câmara de Vereadores de Criciúma que realizará Sessão Especial em homenagem ao aniversário da instituição de ensino na noite desta quinta-feira (11). O ato, que contará com os legisladores, autoridades e aqueles que contribuíram e contribuem com a história de nove décadas do Lapagesse, ocorrerá na própria sede da escola, a partir das 19h.

A solenidade é resultado de uma proposição da presidente da Casa Legislativa, vereadora Roseli De Lucca Pizzolo (PSDB), aprovada por unanimidade pelos parlamentares criciumenses. “O Lapagesse consta como sendo a escola estadual mais antiga do Centro. E essa sessão especial é de suma importância por tudo que ele carrega. Muitas pessoas que fizeram história na nossa cidade passaram pelo Lapagesse, lá aprenderam, e muitas ainda farão. Para se ter ideia, o Lapagesse é tão importante que hoje possui, além da escola, o Centro de Educação Infantil (CEI)”, respaldou a presidente do Legislativo.

Continua após o anúncio
BANNER PORTAL MAIS SUL (1)
Mais Sul - 795 x 205 px
Banner 795x205 - Portal Mais Sul - Coopercocal
COOPERALIANÇA-CAMPANHA-CHATBOT-BANNER-SITE- (3) - 795x205
Fim do anúncio

Escola de tradição

O diretor do Lapagesse, Daniel Bernardo da Silva, escolheu a palavra tradição para caracterizar a escola. “As normas são fielmente seguidas por todos, em todos esses anos. O Hino Nacional, para ser ter ideia, sempre esteve presente. A sessão será um ato muito especial, pois estamos desde o início do ano mobilizados para comemorar os 90 anos”, disse.

De aluna à professora

A ex-aluna e agora professora da escola, Michele Crispim Baum, recorda que fez, na década de 80, a antiga 2ª até a 8ª série, retornando no ano passado em outra condição, lecionando. “Vivenciei memórias. É uma satisfação muito grande poder retornar. Quando cheguei aqui nem acreditei. Fiquei muito feliz. Só tenho boas recordações e guardo com muito carinho os professores que tive, que foram minhas referências. Aliás, decidi ser professora em memória a esses professores que marcaram a minha vida”, atribuiu.

Presença

Estão confirmados na sessão especial: o prefeito Clésio Salvaro; o vice-prefeito Ricardo Fabris; a coordenadora regional de Educação, Ronisi Cristina Agostinho Silva Guimarães; o diretor do Lapagesse, Daniel Bernardo da Silva; a Senhora Dóris Becker Machado Freitas, representando a ex-diretora Gerda Becker Machado (in memoriam); o ex-aluno, Renato Matto e o Osni Giassi, representando o ex-aluno Zefiro Giassi.

Linha do tempo

1932 – Nasce o Grupo Escolar Professor Lapagesse pelo decreto 261, no dia 15 de agosto. O nome foi dado em homenagem ao grande professor francês Leon Eugene Lapagesse, que lecionou na Escola Mista da Primeira Entrância do Arraial de Itacorubi (antigo Desterro – hoje Florianópolis). Ministrou latim, inglês, matemática, português e publicou muitos livros didáticos para estudantes da época, particulares e públicos. Chegou ao Brasil em 1874, vindo diretamente para Santa Catarina. Faleceu no ano 1922 em Desterro ( Florianópolis).

1933 – É inaugurada no dia 21 de maio, na cidade de Criciúma, na Praça Nereu Ramos, em um prédio paroquial pertencente à mitra diocesana, onde funcionava a Prefeitura Municipal e a Fundação Educacional de Criciúma (atual Unesc). O primeiro diretor foi Silvio Benedet e a primeira professora foi Iná de Souza.

1937 – Foi formada a primeira turma normalista primária (complementarista), com 181 alunos. O prefeito de Criciúma, na época da inauguração, era Cincinato Naspolini e, o presidente do Brasil, Getúlio Vargas.

1940 – A escola foi transferida para a rua Marechal Floriano Peixoto, onde hoje funciona o Centro de Educação Infantil de Criciúma, chamando-se Escola Básica Professor Lapagesse até a década de 1960.

1948 – Cria-se o curso normal regional Nicolau Pederneiras. Nesta época, o senhor Zefiro Giassi estudava na escola.

1964 – Pelo decreto nº. 105, de 22/04/63, foi criado o ginásio normal, de 1ª a 4ª séries, tendo sido extintos os cursos complementares e normal regional.

1971 – Passou a chamar-se Escola Básica Professor Lapagesse, com ensino do 1º grau, através do decreto de criação n°. 10.476 de 17/02/71.

1992 – A escola é transferida para o novo prédio, com novas instalações. Através da portaria nº. 022, de 07/01/92, foi autorizado o funcionamento do curso de ensino médio de educação geral, passando a denominar-se Colégio Estadual Professor Lapagesse. Contava, à época, com ensino fundamental (1º grau), ensino médio de educação geral (2º grau) e curso técnico de eletromecânica, em parceria com a Satc, onde o aluno cursava a 1ª e 2ª séries do ensino médio em qualquer escola e matriculava-se no Lapagesse para
cursar a 3ª e 4ª séries do Profort (Programa de Formação de Jovem para o Trabalho).

1994 – Através da portaria 3118/94 foi denominado Colégio Estadual Professor Lapagesse, com ensino fundamental e médio de educação geral, tendo sido extinto o ensino médio pelo reordenamento, a partir da centralização nas escolas de grande porte: Conjunto Educacional Sebastião Toledo dos Santos e Cedup. Em contrapartida, foram agregados os alunos do ensino fundamental de 7ª e 8ª séries do conjunto educacional Sebastião Toledo dos Santos, de acordo com a portaria nº. 022/94.

1998 – É implantado o curso de técnico de eletromecânica, em parceria com a Satc.

2000 – Foi alterada a identificação da escola, de acordo com a portaria nº. 017/SED, passando a chamar-se de Escola de Ensino Fundamental Professor Lapagesse, mantida pelo Governo do Estado de Santa Catarina.

2005 – Ocorre uma mudança na educação com a lei nº 11.114/2005, do dia 16 de maio. Tornou-se obrigatória a matrícula das crianças de 6 (seis) anos de idade no ensino fundamental, pela alteração dos arts. 6º, 32 e 87 da lei de diretrizes e bases da educação nacional (lei nº 9.394/1996).

2012 – a Escola comemora seus 80 anos com 650 alunos

2022 – a Escola comemora seus 90 anos, com 835 alunos.


Quer receber as notícias na palma da sua mão? Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.


 

Leia também