HSJosé realiza quinta captação de órgãos em 2024, a segunda da semana

Criciúma (SC)

A Comissão Hospitalar de Transplantes (CHT) do Hospital São José (HSJosé), em Criciúma, realizou, na madrugada dessa quinta-feira (23) a quinta captação de órgãos de 2024. Este foi o segundo procedimento do tipo apenas nesta semana e possibilitou a doação de coração, rins e fígado.

A paciente, de 21 anos, teve morte encefálica diagnosticada após uma parada cardiorrespiratória. A família, em um gesto de amor e compaixão, autorizou a doação dos órgãos. “Em um momento de profunda tristeza, essa decisão pode mudar e salvar a vida de muitas outras pessoas”, destaca a enfermeira da CHT do HSJosé, Renata Mendes Machado, que, junto com a enfermeira Thais Medeiros, foi responsável pela entrevista familiar. “É um verdadeiro ato de amor ao próximo que permite que outras famílias não passem pela mesma situação”, completa.

Continua após o anúncio
BANNER PORTAL MAIS SUL (1)
Mais Sul - 795 x 205 px
Banner 795x205 - Portal Mais Sul - Coopercocal
COOPERALIANÇA-CAMPANHA-CHATBOT-BANNER-SITE- (3) - 795x205
Fim do anúncio

O procedimento de captação contou com a participação dos médicos captadores do coração, Rafael Ceron e Marcos Magno, e dos médicos captadores dos rins e fígado, Diogo Tamiozo e Gabriela Debs.

A coordenação na sala cirúrgica foi realizada pelas enfermeiras Jaqueline Martins e Mariel Bez Fontana, que contaram com o apoio de toda a equipe de enfermagem e demais áreas de apoio do hospital.

Ato de amor que salva vidas

A doação de órgãos é um ato de amor que pode salvar vidas. No Brasil, milhares de pessoas aguardam por um transplante. A autorização da família para a doação de órgãos é fundamental para que esses pacientes tenham a chance de viver.

Para ser um doador de órgãos, basta manifestar o desejo à família em vida. É importante também manter o diálogo sobre a doação de órgãos com seus familiares.


Quer receber as notícias na palma da sua mão? Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.


 

Leia também